Durante este fim de semana, a cidade de Penafiel vai estar decorada com flores, acompanhada por vários sabores e animação. A 11.ª edição do “Flores & Sabores” marca o arranque das comemorações dos 130 anos da Associação Empresarial de Penafiel.

No total, são 10 hortos que vão dar cor ao centro da cidade com as mais variadas flores e plantas e 15 barraquinhas da segunda edição do “Street Food”, além de uma exposição de bonsais, artesanato e animação.

“Estamos muito felizes pelo regresso. Já estávamos há dois anos parados, praticamente sem atividades, então, iniciar as celebrações dos nossos 130 anos com este evento florido, que traz cor, traz muita dinâmica também ao concelho e promove um setor que também está muito enraizado em Penafiel”, afirmou aos jornalistas o presidente da Associação Empresarial de Penafiel, Nuno Brochado.

“Este ano, vamos dar mais ênfase às celebrações dos 130 anos. Iniciamos com este evento, entretanto, também vamos receber o bispo do Porto e iniciaremos de uma forma mais formal essas celebrações. Iremos ter a decorrer todo um ciclo de vários temas de ciclos e seminários alusivos a vários temas que necessitamos de explorar na nossa associação”, continuou, explicando que vão dar também “um enfoque” à história da associação e vão promover “alguns momentos de reflexão sobre o que é o associativismo, a história do associativismo da associação” e vão ainda “projetar um pouco” do que será o futuro da AEP e do associativismo em geral.

Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, uma das entidades parceiras deste evento, a par da Junta de Freguesia de Penafiel, sublinhou que esta iniciativa “vem mesmo a calhar num fim de semana de sol que vai permitir as famílias poderem usufruir do espaço público”, na mesma altura em que se celebra o Dia da Mãe, motivo este que pode servir para “levarem, quem sabe, uma flor para oferecerem às suas mães”.

“É muito bom! É uma alegria podermos voltar a ter estas atividades na nossa cidade! Felizmente, a situação pandémica hoje já é bem diferente daquela que tivemos nos dois últimos anos e, por isso, voltamos a ter as nossas atividades, as atividades municipais, mas também que resultam de parcerias que a câmara municipal estabelece com a sociedade civil e, no caso, com a nossa Associação Empresarial de Penafiel”, acrescentou.

Quanto à segunda edição do “Street Food”, decorre no Campo da Feira de Penafiel, entre as 10h00 e as 24h00, e a Exposição de Bonsai, vai acontecer no sábado e no domingo, entre as 10h00 e 19h00, na Assembleia Penafidelense.