rally portugal
Publicidade

O Vodafone Rally de Portugal regressa à Região do Tâmega e Sousa nos próximos dias 19, 20, 21 e 22 de maio, passando por Paredes, Lousada, Amarante, Felgueiras e Fafe.

No primeiro dia, 19 de maio, quinta-feira, o rally é iniciado com o Shakedown em Baltar, no concelho de Paredes, “naquela que é conhecida como a derradeira prova teste”, segundo a organização do Rally de Portugal. A prova de quatro quilómetros e 550 metros acontece entre as 09h00 e as 13h30, esta termina no interior do circuito de 800 metros. Os bilhetes para o shakedown podem ser adquiridos na loja ACP.

O dia 20 de maio, sexta-feira, conta com a superespecial de Lousada na pista da Costilha, uma prova que se realiza pelas 19h03 e que permite aos pilotos defrontar-se diretamente ao longo de 3.36 quilómetros de pista paralela. Segundo informação da organização os bilhetes para o evento podem ser adquiridos na Loja ACP.

No sábado, dia 21 de maio, a Vodafone Rally de Portugal passa por um percurso de 37,24 quilómetros na cidade de Amarante. Segundo informação da organização, o percurso “inicia-se em Mondim de Basto e utiliza em grande parte o antigo Marão, um clássico do Rally de Portugal dos anos 80”. Para além do Marão, o Rally passará pelo gancho de Fridão, a Ponte da Guiné e o gancho da Sapinha. Esta é uma prova que conta com duas passagens, a primeira pelas 09h54 e a segunda pelas 16h54. 

No último dia de Rally, dia 22 de maio, domingo, a região do Tâmega e Sousa conta com a passagem da prova em dois concelhos distintos, Felgueiras e Fafe. Este ano, as provas regressam ao Monte de Santa Quitéria “um carrossel florestal, intercalando zonas rápidas com passagens bastante exigentes do ponto de vista de condução”, sendo esta uma prova que se inicia logo pelo abrir da manhã, pelas 07h08, mas com lugar a uma segunda passagem pelas 10h08.

Em Fafe, o Rally decorre na “Catedral dos Ralis de Portugal”. Este é conhecido não só pelas provas, mas também pelas noites que se vivem ao longo da serra que acontecem de sábado para domingo, dia da prova. Este é um percurso de “11,18 quilómetros que albergam os dois maiores cartões de visita da prova: o Confurco e a passagem no asfalto – sem esquecer o Salto da Pedra Sentada que encerra o troço com chancela de ouro”, segundo informação da organização. Fafe é também palco da Power Stage e as suas provas têm passagem dupla, a primeira pelas 8h38 e a segunda pelas 12h18.

Texto redigido com o apoio de Ana Ferrás, aluna estagiária da Universidade Fernando Pessoa.