Numa altura em que os ciberataques têm marcado os últimos tempos com os ataques ao grupo Impresa ou à operadora Vodafone será que tem um comportamento seguro quando utiliza a internet? O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) propõe uma checklist de boas práticas de cibersegurança com o objetivo de reduzir o número de incidentes desta natureza.

Na utilização do email deve-se ter em atenção o endereço do qual foi enviado e em caso de abertura de emails suspeitos, não devem ser abertos links reportando de imediato à equipa responsável pela segurança informática.

No que diz respeito a passwords, devem ser mantidas secretas, não ser guardadas em browsers, ter mais do que 10 caracteres e serem utilizadas em apenas um serviço (email, rede social, aplicação, etc).

Ao manusear um dispositivo eletrónico como computador ou telemóvel, deve ser usado pin ou password com limite de tentativas para acesso, ativar o bloqueio automático e não deixar o dispositivo desbloqueado, bem como cobrir a câmara do computador.

Ao aceder à internet em redes públicas deve ser utilizada uma VPN, manter o serviço Bluetooth desativado e usar apenas serviços em nuvem autorizados.

De ser tido o mesmo cuidado no envio de sms e é de evitar o envio de dados confidenciais por Whatsapp ou serviços semelhantes.Em caso de dúvida poderá contactar os serviços do CNCS através do email [email protected] ou pelo telefone 210497400.

Texto elaborado por Carlos Cardoso, aluno estagiário da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro