Na quarta-feira, dia 9 de março, decorreu a apresentação da iniciativa Fins de Semana Gastronómicos, do Turismo do Porto e Norte de Portugal. Baião é um dos municípios nortenhos que vai participar na iniciativa, no primeiro fim de semana de outubro.

Esta iniciativa arrancou a 4 de março e vai prolongar-se até 18 de dezembro, contando com a participação de 77 municípios da região norte, 900 restaurantes, 550 empreendimentos turísticos e 300 quintas e adegas.

O município de Baião esteve representado pelo vereador com o Pelouro dos Assuntos Económicos, José Lima e por Rui Mendes, adjunto da Presidência, tendo o Restaurante “Fonte Nova” ficado encarregue de dar a provar a gastronomia baionense, com o fumeiro, a carne de vinha d’alhos ou os vinhos verdes da casta Avesso.

Foto: Município de Baião

“A gastronomia é uma das razões para promover os nossos territórios, mas não é a única. É importante que exista um trabalho de articulação entre os diversos municípios, para permitir que o turista possa visitar a região como um todo. No município de Baião, estamos também a trabalhar para diminuir a sazonalidade e aumentar o tempo médio de estadia. O fim de semana gastronómico é mais um chamariz para trazermos turistas para a nossa terra e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento da economia local, em especial da hotelaria e restauração”, referiu o autarca, citado num comunicado da Câmara Municipal.

A apresentação desta iniciativa teve lugar no Hotel Forte de São Francisco, em Chaves, com o presidente da Câmara Municipal, Nuno Vaz, como anfitrião, sendo que a condução dos trabalhos ficou a cargo de Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Foto: Município de Baião