34c0ba6 df2
Publicidade

O “Fins de Semana Gastronómicos” regressa ao Marco de Canaveses já esta sexta-feira, dia 20 de maio, e estende-se até domingo, dia 22 de maio. Durante este fim de semana será possível experimentar pratos típicos da gastronomia marcoense, como o Anho Assado com Arroz de Forno e o Verde, assim como vinhos produzidos na região e doces tradicionais como as Fatias do Freixo.

O destaque desta edição é a gastronomia da época que poderá ser apreciada nos restaurantes marcoenses aderentes a este evento que está a ser promovido pela entidade de Turismo do Porto e Norte, à qual o município associou  “de forma a recuperar hábitos de consumo, valorizar os produtos endógenos regionais e contribuir para a sustentabilidade ambiental”, comunicou a autarquia.

fins de semana gastronómico 2022 cartaz

Para além da comida tradicional da região, ainda é possível a visita a adegas para a degustação dos diversos vinhos que se produzem em Marco de Canaveses, desde os brancos aos tintos.

Para animar a iniciativa e continuar a tradição irá decorrer um desfile de ranchos folclóricos, no domingo, que começa frente à câmara municipal, pelas 15h00, em direção ao Jardim Municipal Adriano José de Carvalho e Melo, onde estes vão atuar, com início às 16h00. 

Este evento surge também como forma de “apoiar e incentivar a restauração, um dos setores mais afetados pela pandemia” e com o objetivo de “atrair turistas nacionais e estrangeiros, que possam comprovar a qualidade da gastronomia no Marco de Canaveses, mas também a atratividade da oferta turística no Concelho com um património natural e histórico ímpar”, acrescentou Paulo Couto, Vereador do Município de Marco de Canaveses.

Texto redigido com o apoio de Francisco Pinto, aluno estagiário da Escola Superior de Educação de Viseu.