logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Filme "Légua" realizado em Marco de Canaveses vai ser exibido no Festival de Cannes

Redação

As gravações do filme "Légua", de Filipa Reis e João Miller Guerra, foram realizadas na freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada, em Marco de Canaveses e, em maio, irá estrear-se nos ecrãs do Festival de Cinema de Cannes, em França, durante a Quinzena de Cineastas.

O filme tem nos papéis principais os atores Carla Maciel, Fátima Soares e Vitória Nogueira da Silva numa história que envolve "três gerações de mulheres que procuram compreender o seu lugar num mundo que desvanece, onde o ciclo da vida apenas se renova a partir de finais inevitáveis", segundo a produtora.

A ação desenrola-se numa "antiga casa senhorial situada no norte de Portugal. Ali, Ana ajuda a sua amiga Emília, a velha governanta determinada em cuidar do casarão desocupado pelos donos que nunca lá vão. Acompanhando a mudança das estações, Mónica, filha de Ana, desafia as escolhas da sua mãe".

A Quinzena de Cineastas, cuja 55.ª edição decorrerá de 17 a 26 de maio, é um programa independente, paralelo ao Festival de Cannes, organizado pela Sociedade de Realizadoras e Realizadores de Cinema há mais de 50 anos.

Em 2022, a organização decidiu renomear o programa por uma questão de inclusividade, deixando de ser a Quinzena de Realizadores para passar a designar-se Quinzena de Cineastas. O momento acompanhou ainda uma mudança da direção artística, com a saída de Paolo Moretti e a entrada de Julien Rejl.