No dia 26 de maio, "Sombra", de Bruno Gascon, chega ao Auditório Municipal de Lousada. Integrado na comemoração do Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, o filme tem como inspiração o desaparecimento de Rui Pedro.
"Sombra" é a segunda longa-metragem de Bruno Gascon e baseia-se em histórias reais de crianças portuguesas desaparecidas, em particular a do caso de Rui Pedro, desaparecido em 1998, aos 11 anos, no concelho de Lousada.
"O filme conta a história de uma mãe, Isabel, que luta por encontrar o filho, Pedro, de 11 anos, desaparecido em 1998, assemelhando-se, assim ao trágico desaparecimento de Rui Pedro e à persistência da mãe, Filomena Teixeira", pode ler-se numa nota da Câmara Municipal de Lousada.
Fazem parte do elenco Ana Moreira, Vítor Norte, Lúcia Moniz, Sara Sampaio, José Raposo, Ana Bustorff, Miguel Borges e Joana Ribeiro.
O filme estreou nas salas de cinema, para o público em geral, a 14 de outubro de 2021 e com estreia mundial no Festival de Cinema de Barcelona, conquistou os prémios de "melhor obra" e de "melhor filme pelos seus valores históricos".
A entrada é gratuita, mas com lotação limitada a 199 lugares. Os bilhetes podem ser levantados previamente na bilheteira do Auditório Municipal de Lousada, entre as 10h00 e as 13h00, nos dias úteis.
O filme, para maiores de 14 anos, terá início pelas 21h30.
https://www.youtube.com/watch?v=XO_M6UZG48w