Vinda da área da contabilidade, Alexandra Melo nem sequer sonhava em abrir uma loja de roupa, um negócio que considerava e, ainda considera, um “projeto muito difícil”.

Alexandra Melo tornou-se contabilista de um grupo de lojas e, “de forma inesperada”, acabou por ficar a gerir aquela que viria a ser a ELLOS. “Sempre gostei de moda, aliás o meu projeto final de curso foi uma loja de roupa. No entanto, sempre achei um negócio difícil e por isso nunca quis arriscar, só arrisquei porque de certa forma fui ’empurrada'”. Uma decisão que acabou por ser “a escolha certa”.

Foto: Jornal A VERDADE

Neste momento, Alexandra Melo é empreendedora, responsável pela Loja de Roupa ELLOS, mãe de duas filhas e esposa de Pedro Melo, com quem investe neste negócio diariamente.

A loja fica situada em Bem Viver, concelho de Marco de Canaveses, e quem entra no estabelecimento tem uma diversidade de produtos para toda a família. “Costumamos dizer que temos do 0 aos 99 ou até 100, porque é desde o recém-nascido até ao XXL”, diz Alexandra Melo. Na ELLOS é possível encontrar vestuário, calçado e acessórios para recém-nascidos, crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos. 

Foto: Jornal A VERDADE

“Trabalhamos mais o street style, focamo-nos no dia a dia, num estilo desportivo mas com alguma elegância. Uma família que chegue aqui consegue levar roupa para toda a gente. No fundo, somos uma multi brand store, temos muitas marcas e vamos tentando escolher as melhores peças em cada marca”, explica em conversa com o Jornal A VERDADE.

Apesar de hoje conciliar uma vida ativa com ser esposa, mãe e empreendedora, Alexandra Melo partilha que o início não foi “nada” fácil. “Comecei este projeto sozinha numa fase em que tínhamos salários em atraso e dívidas. O Pedro tinha emigrado para dar mais estabilidade porque só a loja não era suficiente. Entretanto, comecei a ter uma menina que me ajudava ao fim de semana, depois foi necessário contratar mais alguém e o Pedro regressou. Depois de introduzirmos o adulto na loja acabamos por precisar de mais pessoas e a equipa estabeleceu-se, entretanto, em oito elementos”. 

Foto: Jornal A VERDADE

Para esta mulher de fortes ambições o dia começa às 06h40 com uma ida ao ginásio. “Confesso que andava no ginásio por objetivos e não como um estilo de vida, neste momento, sinto que preciso para manter a saúde mental e física”. Às 08h00 começa a arranjar as filhas para poder também “estar um bocadinho com elas”. Enquanto o marido as leva até à escola, Alexandra Melo aproveita o pouco tempo que tem para cuidar de si e pelas 09h15 iniciar um longo dia de trabalho que nunca tem um horário fixo para terminar. 

“A minha principal prioridade são as minhas filhas”. Por isso, quando chega a casa o tempo é todo dedicado as suas “flores”. Para manter esta rotina, tem perto de si dois pilares: a mãe e a sogra. “São os meus grandes pilares porque elas fazem praticamente tudo para que quando chego a casa possa dedicar-me somente às minhas meninas”.

Foto: Jornal A VERDADE

“A minha mãe é fenomenal, é uma força da natureza, ela trabalho muito. Às 07h00 está em minha casa, vai lá uma hora para dar um auxílio e segue para o trabalho, quando chega vai para minha casa para orientar as coisas. Os meus sogros são também incríveis e ajudam muito com as meninas e a loja. Estamos onde estamos também graças a esse apoio, confesso que é uma grande retaguarda”, partilha.

Também dentro da ELLOS vive-se um espírito de entreajuda. “Aqui não é um trabalho, mas sim uma família. Mesmo no que toca a cuidar das minhas filhas, ir buscá-las à escola ou ajudar nos trabalhos de casa podemos dizer que é à vez”.

Foto: Jornal A VERDADE

Como mãe considera-se “sensível e uma verdadeira mãe galinha. Choro com qualquer coisa, basta uma palavra” e apesar do pouco tempo que tem disponível para as suas filhas nunca deixa de lhes dar “muito amor e carinho” e dizer todos os dias que as ama. 

Por enquanto, é a única mãe na loja, o que acredita “ser uma mais valia. Consigo ajudar outras mães a escolher as peças porque também eu sou mãe”.

Foto: Jornal A VERDADE

No que toca a conselhos finais, a proprietária afirma que “as pessoas têm de ser persistentes, não acharem que é fácil, mas também não desistirem à primeira. O mercado está muito saturado, é preciso muita força de vontade e falta criar ideias diferentes, temos de ser inovadores”. 

Para o grupo ELLOS o mais importante é “chegar ao máximo de público possível, estar atualizado e ter um atendimento personalizado, o apoio ao cliente é das coisas mais importantes para nós”. Para terminar, Alexandra Melo adianta que, em breve, a ELLOS irá também ter uma plataforma online que será “uma vantagem para os clientes”. 

Foto: Jornal A VERDADE