design de interiores apima
Publicidade

A Fileira Casa Portuguesa inicia o ano de 2023 a marcar presença, mais uma vez, numa das maiores feiras mundiais de mobiliário e design de interiores, que decorre de 19 a 23 de janeiro, em Paris. Assim, 44 empresas portuguesas irão demonstrar os seus designs junto dos principais agentes dos diferentes setores na Maison & Objet.

Este ano, o certame da capital francesa acrescenta o tema “Take Care!”, que tem como objetivo, através dos produtos, demonstrar uma “necessidade de conforto, do respeito pelo património e da consciência ambiental que os utilizadores procuram”, explica a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) em nota de imprensa.

Assim, a edição deste ano pretende “voltar a conectar os prescritores e compradores franceses a um forte contingente nacional, que pretende expressar a modernidade e rejuvenescimento do elevado padrão de qualidade da sua oferta”.

Neste sentido, Joaquim Carneiro, presidente da APIMA e responsável pela participação portuguesa na feira, afirma que “face ao prolongamento de um cenário conturbado, no qual o conflito na Ucrânia e o incremento do custo das matérias-primas se reafirmam como os principais desafios, é de louvar a resiliência demonstrada pelas dezenas de empresas portuguesas que marcam presença nesta nova edição da Maison & Objet, continuando a procurar novas oportunidades e clientes numa conjuntura sem paralelo”.

“A significância deste certame é comprovada, de forma clara, pelos dados que o mercado francês apresenta para o nosso país: um volume de exportações que ultrapassou os 500 milhões de euros em 2022 e uma quota de mercado que continua a representar cerca de um terço do total das vendas nacionais ao exterior”, reforça o presidente da APIMA.

Acrescentando que “manter a trajetória crescente das exportações, para este e para os demais mercados, de forma sustentada e suportada, cada vez mais, em valor acrescentado, é o grande desafio da década para Portugal”, termina.

A Fileira Casa Portuguesa pretende, assim, “continuar a crescer nos mercados tradicionais e estimular as vendas em algumas geografias de elevado potencial”. Desta forma, o mobiliário e o design de interiores será também promovido na 3.ª edição do Portugal Home Week, na Alfândega do Porto, agendada para os dias 15 e 16 de junho.