festival raizes
Publicidade

Entre os dias 24 e 26 de maio, o concelho do Marco de Canaveses acolhe a segunda edição do Festival Raízes, um evento promovido pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses, em parceria com a Confraria do Anho Assado com Arroz do Forno, a Rota dos Vinhos do Marco e a Associação de Artesãos do Marco.

No evento, que se realiza na Rua Edgar Cardoso, junto ao Parque Liberdade, será possível “saborear a gastronomia e provar os vinhos do Marco de Canaveses, num ambiente repleto de animação, com a participação de vários grupos locais”, refere o vereador da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Pedro Pinto.

O Festival Raízes vai ainda contar com três sessões de showcooking, um encontro de confrarias, um workshop de chapéus de palha e atividades sustentáveis para crianças.

A abertura oficial está marcada para as 19h00 de sexta-feira, dia 24 de maio, com o grupo de bombos ‘Os Bravos’, de Constance, com desfile desde os Paços do Concelho até ao local do festival. Pelas 21h00 haverá a atuação do Grupo ‘Andarilhos’, que encerra o primeiro dia do Festival.

festival raizes5

No dia seguinte, sábado, a abertura será pelas 10h30 e, às 11h00 terá lugar o segundo encontro de Confrarias da Região do Tâmega e Sousa. Às 12h00, o Festival Raízes vai receber o primeiro ‘Showcooking Rational Chefe Sandra Pereira e Chefe Hugo Alves’. Durante a tarde de sábado, pelas 15h00, terá lugar o Concerto Musical do Grupo ‘Propagode’ e às 16h00 o Festival Raízes recebe o segundo ‘Showcooking Raízes Chefe Pedro Machado – Made in Tâmega e Sousa’. À noite, pelas 21h00, decorrerá o Concerto Musical ‘Zezé Fernandes’. No domingo, dia 26, a abertura é igualmente pelas 10h30 com o ‘Workshop Chapéus de Palha, da Palha Fidalga’. Segue-se ‘Maoma – Atividades  Sustentáveis para Crianças’, pelas 11h00. Durante a tarde haverá, pelas 15h00, o Festival de Folclore com a atuação do Rancho Folclórico de Santa Eulália de Constance, do Rancho Folclórico de Piares Penha Longa e do Rancho Folclórico de Quintã Soalhães, e, pelas 17h00, o ‘Showcooking Raízes Chefe António Queirós Pinto – Made in Tâmega e Sousa’. Às 19h00 será o encerramento do Festival Raízes.

Durante o horário de funcionamento do Festival Raízes, terá permanentemente a Prova de Vinhos, o Artesanato e Produtos Endógenos e a Homenagem à Tanoaria Marcoense.

Para o vereador, este evento é “muito importante”, desde logo, “pelo desenvolvimento económico do concelho do Marco de Canaveses. Durante três dias há gastronomia, vinhos verdes e artesanato no Festival Raízes que pretende promover o património marcoense. O evento visa proporcionar aos visitantes a oportunidade de experimentar a comida e os vinhos locais, enquanto desfrutam de um ambiente repleto de animação e cultura. As atividades incluem provas de vinhos e produtos locais, mostras de gastronomia e artesanato, além de música tradicional, entre outros momentos”.

festival raizes 1

De acordo com Pedro Pinto, “a produção de vinhos é um setor económico importante no concelho. Envolve uma cadeia produtiva abrangente, desde o cultivo de uvas até a vinificação, engarrafamento, distribuição, comercialização e exportação. O mesmo podemos referirem relação ao artesanato e à gastronomia. Há também vantagens óbvias do ponto de vista turístico. Os produtos endógenos, únicos, os produtos de raiz marcoense, são importantes atrativos turísticos que queremos promover e valorizar, que, associados a outras atrações culturais, como gastronomia, história, arquitetura e paisagens deslumbrantes, ampliam ainda mais os impactos positivos do território marcoense. São sobretudo estes os propósitos em que o Município do Marco de Canaveses apostou ao criar este festival que veio para ficar”.

Por fim, o autarca deixa o convite: “a primeira edição do Festival Raízes foi um sucesso e atraiu centenas de visitantes. Voltamos a organizar o certame, em parceria com as três associações que se dedicam especialmente, para continuar a promover as nossas tradições e o nosso património. Temos uma programação cultural de excelência. Por isso lanço o convite. Venham aproveitar o fim de semana para fazer uma viagem em família, ao Marco de Canaveses, a poucos quilómetros da cidade do Porto. Aqui podem experimentar a comida e os vinhos locais, desfrutar de um ambiente repleto de animação e cultura. Contamos com todos”.