Vai realizar-se este fim de semana, 7 e 8 de maio, o Festival “Pés na Terra”, numa colaboração do município de Castelo de Paiva com a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG).

O evento intermunicipal decorrerá nos concelhos de Sever do Vouga, Vale de Cambra, S. Pedro do Sul, Arouca, Castro Daire e Castelo de Paiva.

Este é um festival com “uma forte componente ambiental” e que visa “um trabalho conjunto entre vários agentes locais e as populações das aldeias/locais onde as iniciativas irão decorrer”, frisou o município de Castelo de Paiva num comunicado.

Para sábado, dia 7, está programada uma Caminhada no Fôjo, com início às 09h00, no Bairro de Santa Marta, em Folgoso (Raiva). Da parte da tarde, decorrerá a atuação do grupo infantil integrado na ação “Música que vinha de dentro da mina”. Em seguida, haverá um workshop “Traga a sua caneca (Sweet Green) – infusões e plantas locais”, que termina com a atuação do grupo musical da ACUP de Castelo de Paiva – Associação dos Combatentes do Ultramar Português.

Para domingo, dia 8, está programada uma Caminhada Fotográfica nas Aldeias de Midões e Gondarém, com início às 08h00 no Cais de Midões. Às 09h00, começa a Caminhada da Primavera, que terá início em Várzea, junto ao Rio Paiva. Mais tarde, também vai ser realizada uma aula de yoga. Às 14h30, começa a atuação da PT Dance Academy Castelo de Paiva, no lugar do Castelo, na freguesia de Fornos, seguida de um Bailarico de Primavera, que começa às 15h00. O Festival “Pés na Terra” acaba com a tradicional degustação de sopa seca.

Confira o programa completo:

Texto redigido com o apoio de Francisco Pinto, aluno estagiário da Escola Superior de Educação de Viseu.