festival camelias lousada 1
Publicidade

Será com um programa “diversificado e com novidades” que o XIII Festival Internacional de Camélias de Lousada irá regressar ao concelho de Lousada este fim de semana, de 10 a 12 de março.

Em declarações ao Jornal A VERDADE, o vereador do Turismo, Manuel Nunes, apresenta um programa com “algumas diferenças assinaláveis em relação a 2022”.

As novidades começam na primeira atividade, que vai ter lugar no Auditório Municipal, no dia 10, com “A Tempestade”, protagonizada pela Jangada Teatro, a partir das 21h30. “É uma novidade uma vez que o auditório esteve fechado nos últimos anos por força de obras”, explica.

No sábado, a sessão de abertura, pelas 15h00, conta com nova atuação da Jangada Teatro, seguindo-se a entrega dos prémios relativos ao Concurso das Camélias. Às 16h00 é aberto o Mercado das Camélias e realiza-se a visita à exposição de Camélias.

festival camelias lousada 3

Paralelamente, e que será outra novidade, vão realizar-se dois workshops na Biblioteca Municipal e no Centro de Interpretação do Românico (CIR), a partir das 15h30. A ilustradora Davina Falcão vai ser a dinamizadora da atividade “Desenho de Natureza – Flores e Plantas”, na Biblioteca. O workshop de fotografia digital “As flores através da lente”, vai ser da responsabilidade do fotógrafo Ricardo Raminhos, no CIR. 

De acordo como Manuel Nunes, esta atividade irá permitir aos participantes “ter uma perspetiva diferente, nomeadamente para quem não está ambientado com as camélias. Poderá ter aqui olhares distintos relativamente a estas dinâmicas”.

A Jangada Teatro vai fazer o encerramento deste segundo dia, pelas 21h30, com mesmo espetáculo da abertura, no Auditório Municipal. 

No domingo, dia 12 de março, as atividades têm início pelas 9h00, com o Passeio pelos Jardins de Camélias da Quinta da Tapada, em Casais, Casa de Cimo de Vila, em Sousela, e Casa de Argonça, na Ordem. A mesma visita repete-se pelas 14h30.

festival camelias lousada 2

Como nos explica o vereador do Turismo, “este ano as visitas terão a particularidade de ser encenadas. O público irá visitar os jardins das casas que integram a rota dos jardins históricos (há dois anos o município criou o Dia dos jardins históricos das casas solarengas de Lousada), que inclui uma visita à estrutura dos jardins e outra às camélias, atividades coordenada por pessoas diferentes. A Jangada Teatro fará visitas encenadas à chegada a cada um dos locais. Todas eles por razões diferentes, mas merecedores destas visitas. Alguns não estão abertos ao público, e será uma oportunidade para as conhecer”, garante.

Nesse mesmo dia, pelas 17h30, a Praça das Pocinhas vai ser palco de uma performance teatral da Jangada Teatro.

Relativamente ao Mercado das Camélias, este irá funcionar, no sábado, das 15h00 às 20h00, e no domingo, das 10h00 até às 19h00. As inscrições para quem pretenda participar no passeio pelos Jardins de Camélias e também nos workshops devem ser efetuadas no link disponibilizado pelo município.

Manuel Nunes revela que, este ano, estarão disponíveis no mercado “produtos, como livros, associados às dinâmicas ambientais e natureza do município. Produtos que não estão acessíveis ao público e que poderão encontrar”.

Todas as atividades são dirigidas ao público em geral e serão gratuitas. “Os interessados só têm de garantir inscrições prévias”.

O vereador do Turismo não tem dúvidas de que “se estiver um dia agradável, será um momento ideal para retomar a normalidade nos festivais aliados às camélias. Com este programa valerá a pena visitar Lousada e ter a oportunidade de experimentar coisas diferentes”, frisa.

cozido lousada

Cozido à portuguesa e leite creme nas ementas do Fim de Semana Gastronómico em Lousada

O cozido à portuguesa e leite creme queimado, dois pratos típicos do concelho de Lousada, vão estar nas ementas do Fim de Semana Gastronómico, que se realiza a par do XIV Festival Internacional de Camélias, entre os dias 10 e 12 de março.

Durante os três dias, 10, 11 e 12 de março, são vários os restaurantes onde podem ser degustados estes e outros pratos: Visconde, Brazão, Assembleia Food Experience, Recantos D´harmonia, Natura, Petisqueira Moura, Meet You, Passion Flower, Quinta de Cedovezas, Estrada Real, Pronto a Assar, Parabéns e Campos Freire / Querida Perfeição – Quinta das Pontezinhas.

A programação irá decorrer “como tem sido habitual. Haverá visitas gratuitas às quintas produtoras de vinhos (Quinta de Lourosa, Quinta da Tapada e Quinta da Portela) mas que têm de ser agendadas.

O certame é promovido pelo Turismo do Porto de Portugal e pelo município de Lousada e Manuel Nunes acredita que “tudo junto dá uma roupagem bastante diversificada ao festival”.