festanca 1
Publicidade

A partir deste sábado, 30 de julho, o concelho de Baião vai acolher a primeira edição do festival Festança que se prolonga até ao dia 3 de agosto, na área de lazer de Ancede.

De acordo com o município, o festival assenta “na dimensão multicultural das músicas do mundo, pela perspectiva auto-suficiente da permacultura e pelo espírito das viagens. Este último trazido da experiência de duas edições do festival HitchFest, onde mochileiros de todo o mundo se deslocaram à boleia até Portugal”.

Serão cinco dias de música, arte, oficinas, palestras, partilhas de histórias de viajantes, comida saudável e, “acima de tudo, amizade entre tod@s os participantes”, acrescenta.

A parceria entre o festival Festança e a Junta de Freguesia de Ancede e Ribadouro “pretende atrair para a região um público variado, com filosofias de vida e percepções mais expandidas e com vontade de aprender e discutir soluções alternativas para os desafios actuais da Humanidade, promovendo-se, ao mesmo tempo a cultura local e tradicional, através da celebração das mais diversas formas artísticas”.

O Festança tem uma componente ecológica, recorrendo à reutilização do máximo de materiais, à compostagem e praticando os princípios da permacultura.

O valor do passe geral é de 45 euros e a entrada diária custa 15 euros. O festival terá a presença dos permacultores Guy Miklos, Yassine (joYas da Terra) e Hélder Valente.  No que respeita a música,  entre os vários artistas confirmados, poderemos ouvir Woven Kin (com Ajeet Kaur), Terra Livre, Till Sunday Pirate, Kabeção, Baile dos Loucos ou Balklavalhau.