A edição deste ano do Festival do Pão de Ló já decorre em Felgueiras até domingo, dia 10 de abril. A Praça Dr. Machado de Matos é o palco deste evento que traz diferentes receitas deste doce a nível nacional.

São 40 expositores de Norte a Sul do país e Ilhas, com doces nacionais e internacionais, vinhos e licores e animação que vão dinamizar o concelho durante este fim de semana.

“O Pão de Ló é, para nós, o grande ícone de Felgueiras, o Pão de Ló de Margaride, e que é conhecido por todos e respeitado por todos. O retomar daquilo que é a atividade normal com este 12.º Festival do Pão de Ló é, para nós, um motivo de grande alegria e também, simultaneamente, o nosso primeiro grande evento que fazemos pós-pandemia. E, portanto, permite-nos aqui, de alguma forma, retomarmos aquilo que é a nossa atividade normal e isso é extremamente importante”, disse o presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca.

“Temos aqui uma mostra que permite que os nossos empresários possam potenciar os seus negócios, eles que viram os seus negócios extremamente afetados ao longo destes dois anos e, portanto, acho que temos todos os ingredientes para termos aqui um grande festival e, acima de tudo, para podermos continuar a catapultar o Pão de Ló para onde ele merece estar, que é num lugar cimeiro e, acima de tudo, fazer dele o melhor doce do mundo e fazer também de Felgueiras uma grande terra onde a gastronomia é também o grande motor da economia felgueirense”, concluiu.

O certame continua na noite deste sábado com um espetáculo de Rita Guerra, às 22h00, que este ano vai ser embaixadora oficial do evento. No domingo, dia 10 de abril, o festival abre ao público às 10h00 e, uma hora mais tarde, vai haver um espetáculo dedicado às crianças proporcionado pelo Avô Cantigas e a Banda de Música de Felgueiras vai atuar no recinto do certame pelas 16h00.

O concerto de encerramento do evento vai ser “Requiem de Mozart”, pela Banda de Música de Lousada – ACML; Coro Feminino CVS; Coro Audivi Vocem; Vocal Art Ensemble e pelos solistas Paulina Sá Machado (soprano), Marta Magalhães (contralto), Hélder Bento (tenor) e José Corvelo (barítono).

Nestes dias pode ainda degustar nos restaurantes aderentes os pratos típicos selecionados, no âmbito dos Fins de Semana Gastronómicos: Presunto com broa, Bacalhau à Felgueiras, Pão de Ló de Margaride, Regados com Vinho Verde, entre outros.

Durante este fim de semana, os visitantes vão ter descontos nas suas estadias em Felgueiras.