O Festival de Teatro “Sentir Penafiel” está de regresso ao concelho. A quinta edição homenageia a atriz Eunice Muñoz.

Esta edição contempla quatro sessões de teatro e um documentário a acontecerem ao longo de outubro, novembro e dezembro. O programa inicia-se este sábado, dia 1 de outubro, e tem final marcado para 10 de dezembro.

A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Penafiel, em parceria com o Grupo de Teatro de Novelas, e tem como objetivo “dinamizar a arte do teatro através da realização de momentos lúdicos para toda a comunidade do concelho, dando-lhes a oportunidade de assistirem a peças de teatro, de saírem de suas casas para conviver e para usufruírem de momentos de cultura e de lazer”, refere comunicado do município.

Para além disso, a iniciativa conta com a participação dos grupos de teatro TAV – Teatro do Ave de Vila do Conde, Grupo de Teatro Fórum de Boticas, TEA – Teatro Experimental de Arouca e o Teatro de Balugas.

Esta edição pretende prestar homenagem à artista Eunice Muñoz. Desta forma, no dia do encerramento, 10 de dezembro, vai ser exibido o documentário “Sobre a Vida de Eunice Muñoz”, no Cinemax, pelas 21h00.

A atriz faleceu em abril de 2022, aos 93 anos. “No ano passado, Eunice Muñoz foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, cerca de três anos depois de ter recebido a Grã Cruz da Ordem de Mérito”, acrescenta o comunicado.

Programa do V Festival “Sentir Penafiel”

No dia 1 de outubro, às 21h00, no Recreatório do Penafiel, vai ser exibida a peça “Flagrante Delitro” da TAV (Teatro do Ave de Vila do Conde), escrita pelo Agostinho Pinho.

No dia 29 de outubro, às 21h00, o Recreatório do Penafiel recebe a peça “Quem levou teus trinta ramos?” do Grupo de Teatro Fórum de Boticas, original de Raul Brandão e Gil Vicente.

No dia 26 de novembro, às 21h00, no Recreatório do Penafiel, vai ser apresentada a peça “A Salvação” do TEA (Teatro Experimental de Arouca), escrita por João Paulo Brandão.

No dia 3 de dezembro, às 21h00, o Recreatório de Penafiel vai acolher a peça de teatro “Raposos”, do Teatro de Balugas. O texto é de Cândido Sobreiro.

No último dia desta edição, 10 de dezembro, o Cinemax transmite, às 21h00, o documentário sobre a vida de Eunice Muñoz.

Texto redigido com o apoio de Daniela Lenchyna.