cerejas resende
Publicidade

O Festival da Cereja está de volta à vila de Resende nos dias 3, 4, 10 e 11 de junho.

De acordo com a autarquia, a 21.ª edição do certame vai reunir mais de 100 produtores que “disponibilizarão este precioso fruto a preços especiais”, pode ler-se no Facebook do município.

O cortejo alegórico regressa às ruas da Vila de Resende no dia 4 de junho.

Cortejo Alegórico regressa ao Festival da Cereja de Resende com 500 participantes

Para além da protagonista, a cereja, os visitantes poderão encontrar no Festival licores, compotas e doces, artesanato local e as conhecidas cavacas de Resende. A isto, irá juntar-se a animação de rua, musical e que se estende aos mais pequenos, com atividades a decorrer no jardim municipal.

Três anos depois de uma paragem provocada pela COVID19, o desfile alegórico regressa ao certame no dia 4 de junho, a partir das 15h00, “trazendo um modelo completamente novo, onde os carros alegóricos animarão as ruas da vila de Resende acompanhados por marchas populares, apresentadas pelas 11 freguesias do concelho. Os grupos, com fatos bem coloridos e divertidos, vão cantar e dançar coreografias baseadas na tradição popular, num espetáculo de cor e fantasia que vai juntar 500 participantes”, revela a autarquia em comunicado.

Após o Cortejo Alegórico, segue-se o espetáculo dirigido aos mais jovens “As Aulas da Sónia”, apresentado por Sónia Araújo.

As noites de sábado, dia 3 e 10 de junho, serão animadas pelos grupos musicais Arkadia e “Cordosom”, respetivamente. No dia 11 de junho, domingo, a partir das 15h00, destaque para os concertos do artista Paulo Resende e da Banda Projeto.

“De forma a facilitar o acesso à Festa, os visitantes podem deslocar-se até Resende de comboio, saindo na Estação CP Ermida, onde terão à disposição ligações rodoviárias gratuitas até ao centro da vila de Resende e vice-versa”, pode ler-se na mesma nota.

Recorde-se que as cerejas de Resende são conhecidas por serem as primeiras a surgir em toda a Europa, destacando-se pela sua epiderme vermelha bem pronunciada e pelo seu sabor crocante, conferido pelo microclima e pelas características do solo exponenciado pelas encostas sobranceiras do rio. Aliar este delicioso fruto às paisagens magníficas do rio Douro, são o pretexto ideal para visitar o concelho nesta época do ano. O programa completo pode ser consultado no site da autarquia.