Foi ao som do grupo de bombos que o Festival da Cereja abriu 'portas' na manhã deste sábado, 1 de junho. O certame prolonga-se nos dias 2, 8, 9 e 10 de junho.
Depois de uma visita às bancadas de todos os produtores, o presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, mostrava-se satisfeito pela "invasão" de visitantes na abertura do Festival da Cereja, esperando que "assim continue. Bem merecemos, pelo trabalho que tivemos".

Como já é habitual, o certame conta com outros produtos ligados ao fruto (licores, compotas e doces), artesanato local e Cavacas de Resende, bem como animação de rua e animação infantil para os mais pequenos. "É uma festa, essencialmente, das cerejas, mas temos outros produtos, a maior parte deles feitos por pessoas de cá. Noto que está em crescimento, pessoas de cá que fazem outro tipo de ideias, como o artesanato. Temos muita gente hábil", disse o autarca em declarações aos jornalistas.
A cereja é o produto ex-libris de Resende, assumindo-se a atividade agrícola "que mais contribui para o desenvolvimento económico do concelho", enaltece o presidente da autarquia, que lamenta a quebra do produto. "Parece que não estamos com tanta cereja como o ano passado, mas o tempo não ajudou".

No que às vendas diz respeito, Garcez Trindade reconhece que se fossem atingidos os números de 2023 seria "bom. Foram mais de 100 toneladas de cereja. Não sei se lá chegamos este ano, mas como temos mais dias de venda, mais um dia com o feriado, estou convencido de que vamos lá chegar".
A programação do Festival da Cereja segue este domingo, 2 de junho, com o cortejo "Marcha das Cerejas" pelas ruas de vila de Resende, a partir das 15h00, com carros alegóricos e a participação de cerca de 500 marchantes, representando as 11 freguesias do concelho. Após o desfile, segue-se o espetáculo infantil "Rudy Show – Um Planeta de Sonhos".
Para mais informações sobre o programa aceda a este link.

https://averdade.com/festival-da-cereja-condiciona-o-transito-em-resende-saiba-onde
https://averdade.com/epoca-da-cereja-ja-arrancou-em-resende-festival-regressa-em-junho