santa quiteria
Publicidade

A origem da devoção a Santa Quitéria começou no ano de 1715 “com um milagre que houve por interseção de Santa Quitéria, no caso de uma senhora de Braga que sofria de cancro da mama”, conta ao Jornal A VERDADE o Padre José Maria Pereira, reitor do Santuário de Santa Quitéria

O local conhecido como Santuário de Santa Quitéria, em Felgueiras, “chamava-se o monte do pombeiro, mas depois do milagre ficou conhecido com a designação atual”, explica o pároco.

A partir daí começou a espalhar-se a devoção a Santa Quitéria e, atualmente, a festa litúrgica é celebrada no dia 22 de maio. “Este ano o dia da festa coincidiu com a etapa do rali que passava por Felgueiras, impossibilitando a realização da mesma, tendo sido adiada para o dia 29 de maio”, indica o reitor do Santuário de Santa Quitéria.

Uma das tradições mais conhecidas desta festa são as novenas religiosas “que aconteciam conforme a disponibilidade das pessoas, que pediam uma graça a Santa Quitéria e prometiam fazer uma novena. Tinham de arranjar nove meninas, em lembrança das nove irmãs de Santa Quitéria”.

Com a diminuição das novenas religiosas, o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Felgueiras “achou conveniente fazer as novenas culturais, no próprio dia da festa. As novenas iniciam o percurso na Câmara Municipal e sobem até ao monte e depois começa a celebração da eucaristia, cantada ao ar livre. Da parte da tarde, segue-se um momento musical e pelas 17h00 tem início a procissão em honra de Santa Quitéria”.

O pároco recorda os tempos em que “a Festa de Santa Quitéria se fazia com os utentes das instituições de solidariedade social do concelho, que eram acolhidos em tendas. Vinham para a eucaristia, almoçavam no monte de Santa Quitéria e depois as próprias instituições organizavam um teatro para entreter as pessoas. As celebrações terminavam com a procissão. Era um bocadinho diferente”.

Dois anos depois da chegada da pandemia da COVID-19, o Padre José Maria Pereira confessa que “será difícil imaginar o número de pessoas que irão estar presentes na festa. 

Em julho Felgueiras celebra as Festas de S.Pedro

As festas de S. Pedro, padroeiro de Felgueiras, têm como tradição mais cultural o cortejo das flores, no qual todas as freguesias do concelho estão representadas. “As pessoas sobem desde a Câmara Municipal até ao Monte de Santa Quitéria com cânticos e a dançar e quando lá chegam depositam as flores junto do monumento da Nossa Senhora das Graças”, explica o pároco.

Segundo o Padre José Maria Pereira nos últimos anos, a parte mais civil passa-se na cidade, e a parte religiosa no monte de Santa Quitéria.