A edição de 2024 das Festas do Marco decorre entre os dias 17 e 21 de julho, com muita música, gastronomia, vinhos verdes, artesanato, animação e divertimentos para todas as idades.
Em entrevista ao Jornal A VERDADE, Bruno Monteiro, coordenador municipal de Proteção Civil, revela o Plano de Segurança preparado para esta edição.
Como é que foram preparadas as Festas do Marco 2024, do ponto de vista da segurança?
As Festas do Marco estão a ser preparadas com o máximo empenho por parte de toda a estrutura da proteção civil e agentes que dela fazem parte. Mantemos a obrigatoriedade de estabelecer um Plano de Segurança do evento, com o compromisso e trabalho de todos, maioritariamente em regime de voluntariado, facto que nos merece o maior dos reconhecimentos. Este é o contributo da proteção civil municipal, mas contamos, também, com o maior contributo de todos: na atitude, comportamento e bom senso de todos, em questões tão simples como: se o recinto estiver cheio não entro!
Para que serve um Plano de Segurança?
Antes de mais nada, a necessidade da criação de um Plano, advém daquela que é a nossa grande missão e compromisso: a salvaguarda da segurança dos marcoenses e de todos os cidadãos que nos visitam.
Genericamente, um Plano de Segurança ou de Coordenação agrega uma série de informações relacionadas com as diferentes missões associadas (socorro, policiamento, postura de trânsito, logística), mas de uma forma organizada e coordenada entre todos os agentes presentes.
Como é que se prepara um evento do tipo Festas do Marco, do ponto de vista da segurança?
Após a decisão superior, relativamente ao local, cartaz e datas, adaptamo-nos aos mesmos, para tal faz-se uma análise dos referidos elementos apresentados e dos esperados, sendo que o local ou locais se revelam como o aspeto mais importante a trabalhar, relativamente aos riscos existentes: confinamento, obstáculos existentes, capacidade, ambiente circundante, rotas de fuga, iluminação, sinalização.
É fundamental visitar o local com antecedência e trazer todos os intervenientes ao domínio da segurança, à discussão das várias matérias em diferentes vertentes, para que posteriormente sejam agrupados num só Plano, garantindo, dessa forma, uma interação coordenada entre todos, no fundo, garantir um bom trabalho de equipa.
Qual será o Dispositivo presente nas Festas do Marco?
Este ano, teremos no local, em média, cerca de 55 elementos dedicados em exclusivo à matéria da segurança: B.V. Marco de Canaveses, GNR, polícia municipal, unidades locais de proteção civil do Marco, de Soalhães e de Penha Longa e Paços de Gaiolo, segurança privada e os serviços municipalizados. Cada um dos anteriores com missões muito claras, mas que se traduzem numa só: garantir a segurança de todos os presentes no evento.
Quais são as zonas a dar mais atenção?
O Plano divide-se em três setores: 1- Zona de espetáculos, Jardim incluído; 2- Zona de divertimentos (Feira); 3- Perímetro de toda a cidade.
Na zona 1, (zona de espetáculos), temos preparada uma estrutura com vista a mitigar os riscos associados a este tipo de eventos de massas. Em particular, o espaço contará com um corredor de emergência a todo o cumprimento; um espaço de evacuação total, e, pela primeira vez, teremos um semáforo informativo relativamente à lotação do recinto, pelo que se pede a maior atenção para este elemento.
Nos diferentes setores teremos patrulhamentos permanentes, sendo que na feira existirá um posto avançado, mais concretamente nas instalações cedidas ao Motor Clube do Marco, a quem agradecemos.
São as nossas Festas do Marco e dos marcoenses. Vamos todos fazer com que no final sejam, mais uma vez, umas Festas Fantásticas!