festas do marco
Publicidade

Marcada por “grandes concertos, uma boa gastronomia, diversas atividades e muita alegria”, a edição de 2024 das Festas do Marco terminaram com um “balanço positivo”, de acordo com Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

Em conversa com o Jornal A VERDADE, a autarca refere que o “balanço positivo” é “fruto do investimento que a câmara municipal decidiu fazer na promoção do concelho”. Acrescentou que o cartaz escolhido para este ano “chegou a muita gente”, nomeadamente no Palco Jardim, que foi o espaço em que recebeu “a prata da casa”, com o objetivo de dar “a conhecer aquilo que de bom se faz no concelho do Marco de Canaveses”. Já o Palco Principal, teve um cartaz que abrangeu “outro estilo musical” com “alguma expectativa do mercado daquilo que é o público alvo a nível nacional e até internacional”, afirmando que esta parte da festa, já há “alguns anos, tem conseguido atingir um patamar de grande qualidade”

festas do marco 2

O resultado da edição foi, segundo Cristina Vieira,  verificado pelo facto das “ruas da cidade terem se enchido nos últimos dias” o que acabou por gerar “muito trânsito”, apesar de ser “um espaço que a câmara municipal também teve o cuidado de alongar para outras artérias”, salienta Cristina, e prossegue: “nós temos conseguido, de facto, controlar a situação do ponto de vista de segurança e do ponto de vista das medidas de proteção para todos, para que as festas decorram num bom ambiente, um ambiente de alegria e para que os marcoenses e aqueles que nos procuram nesta altura possam festejar com muita alegria estas festas do concelho”.

festas do marco diversoes

A presidente da câmara enalteceu as mensagens dos marcoenses, nomeadamente na rua dos bares, durante a noite. Cristina diz que “muita gente do Marco de Canaveses nos agradecem pelo investimento que estamos a fazer nas Festas do Marco”, garantiu.

Apesar do balanço e feedback positivos, Cristina Vieira reconheceu que as festas também geraram algumas consequências para aqueles que vivem no centro da cidade pois há “muito barulho” e por isso, a câmara tem tido a “preocupação” de enviar sempre “uma comunicação a pedir compreensão para estes dias de festa”. A presidente realça ainda o associativismo que marca presença nas festas, agradecendo a parceria da “Associação dos Artesãos e da  Associação empresarial do Marco” afirmando que as mesmas são “muito importantes” e “fundamentais”

festas do marco 3

Para além destas duas associações, o evento contou também com outras parcerias. “Temos tentado trazer o associativismo para as festas e as que fizeram parte do cartaz deste ano são algumas delas, mas ao longo dos últimos anos, e também no futuro, teremos a responsabilidade e o cuidado de convidar as associações a fazerem parte”, disse.

A autarca recordou ainda a parte religiosa das festas, que se concentrou no domingo, com a celebração da Eucaristia e a Procissão. Por fim, deixou um agradecimento “a todos os que contribuíram para esta edição”.

festas do marco 1
festas do marco gestos

Texto redigido com o apoio de Matheus Santos, aluno estagiário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).