As Festas do Marco 2024 foram inauguradas esta quarta-feira, dia 17 de julho, com uma cerimónia “diferente” nos Paços do Concelho. Os Bombos de Penha Longa inauguraram a festividade, que foi acompanhada pelo artista que subiu ao Palco Principal na primeira noite, Fernando Daniel, e que teve a oportunidade de ser presenteado pela concerto da Artâmega que entoou uma das suas músicas.
A presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, destacou que o executivo da câmara municipal quis “assinalar esta abertura formalmente. Convidamos aquele que é o nosso anfitrião no Palco Principal e que sabemos que tem muitos fãs, achamos que valeu a pena e assim o Fernando Daniel também teve oportunidade de ver a qualidade da música que se faz no Marco de Canaveses com o Conservatório da Artâmega que o deliciou com uma das suas músicas”.
Cristina Vieira explicou que tinha sido feito um contacto para que a Artâmega subisse ao Palco Principal com Fernando Daniel, mas devido a uma “agenda sobrecarregada do artista” não foi possível.
Para além dos artistas nacionais e marcoenses que compõem os três palcos das Festas do Marco, a presidente estendeu um agradecimento à Associação Empresarial do Marco, à Rota dos Vinhos Verdes, à Associação de Artesãos, responsáveis por levarem a cabo a Feira dos Bons Petiscos e do Vinho Verde e a Feira do Artesanato, mas também à Artâmega, Paróquia de Fornos, à Associação do Marco Vivo, responsável pela animação dos DJ’s no Palco 4630, à Banda de Vila Boa de Quires e ao Grupo de Bombos de Penha Longa, aos agentes de bebidas e restauração, aos bares, voluntários e funcionários da câmara, bem como ao Hóquei em Patins do Marco, à Associação Desportiva de Tuías e também à Associação dos Amadores de Pesca do Marco, organizadores dos eventos desportivos durante a festividade.
A autarca relembrou que a segurança depende dos agentes, mas também de toda a comunidade, apelando para “um comportamento de respeito para com o outro”, e recordando os cerca de 70 elementos diários que vão “garantir que as pessoas estejam em segurança. Quero agradecer aos elementos que preenchem o nosso plano de segurança, desde logo o Serviço Municipal de Proteção Civil com as Unidades Locais de Proteção Civil, a GNR do Marco, os bombeiros voluntários e uma equipa de segurança particular que a câmara contrata para estar também presente”.
Com umas festas feitas para os marcoenses, Cristina Vieira deixou um convite: “sabemos que vem muita gente da região para confraternizar connosco, mas são antes de mais umas festas em que temos a preocupação que cheguem desde os mais novos aos mais séniores e, por isso, este programa diversificado com a prata de casa com um cartaz também nacional e internacional, mas as Festas são para os marcoenses e, por isso, fica aqui o convite para que participem e partilhem este momento de alegria que todos merecemos”.