O Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro inaugurou, a 14 de julho 

de 2017 a Delegação, em Marco de Canaveses. Para assinalar o quinto aniversário, a delegação marcoense vai realizar uma pequena cerimónia, denominada “Noite dos Vencedores”.

Esta iniciativa, que integra a programação das Festas do Marco 2022, pretende homenagear todos os doentes oncológicos, bem como cuidadores, familiares e amigos. “Convidamos, para esta iniciativa, doentes oncológicos, em recuperação e recuperados, que trarão consigo pessoas que são, ou que foram, importantes no seu período de recuperação. Pretendemos dar a mão a quem lhes deu a mão, em forma de reconhecimento pela caminhada da luta contra o cancro, doentes e cuidadores, caminharão, lado a lado com uma luz de esperança, personificada numa vela”, disse Patrícia Vieira, delegada da Delegação de Marco de Canaveses. 

Segundo Patrícia Vieira, a delegação de Marco de Canaveses “é de quem dela precisa”, convidando todas as pessoas que se queiram juntar a esta iniciativa na noite de 14 de julho, pelas 21h00 no Estádio Municipal.

Para a cerimónia, a delegação está a disponibilizar velas, que têm um valor simbólico de um “laço”, que iluminarão o Estádio Municipal como forma de “levar a luz a quem dela precisa”. O evento conta também com a participação de Francisca Martins, que irá dar voz à cerimónia. “A iniciativa é aberta a todos os que quiserem participar ou homenagear alguém. Este ano queremos realçar a importância dos cuidadores e de uma boa rede de apoio, assim sendo a delegação de Marco de Canaveses quer estar sempre presente junto dos que mais precisam, disponibilizando consultas de psico-oncologia gratuitas e apoio social.”,disse a delegada.

Patrícia Vieira salienta ainda, nestes cinco anos de existência, “a colaboração da Junta de Freguesia do Marco e da Câmara Municipal de Marco de Canaveses”.

A organização apela a quem quiser participar, que deve fazer a inscrição prévia, através do telemóvel 910 064 654 ou do e-mail delegacao. [email protected]