25 abril cravos
Publicidade

O Município de Valongo vai comemorar os 50 anos do 25 de Abril com as Festas da Liberdade a partir deste fim de semana, dias 20 e 21 de abril, e até 29 de maio.

O primeiro dia, 20 de abril, é marcada pela música de AGIR “Canta Abril”, pelas 21h30, no Fórum Cultural de Ermesinde.

A programação inclui música, teatro, exposições, leitura e o lançamento do livro “Re_pensar a Democracia”, da autoria de Carlos Magalhães e Manuel Augusto Dias. A cerimónia de apresentação do livro editado pela Câmara Municipal de Valongo decorrerá no dia 23 de abril, pelas 21h30, no Museu e Arquivo Municipal de Valongo.

De 22 a 26 de abril, decorre a Semana da Leitura com “Leituras em Movimento”, a acontecer em vários locais do concelho e também na Biblio­teca Municipal e bibliotecas escola­res do concelho.

Também no âmbito dos 50 anos da Revolução dos Cravos, no dia 24 de abril, pelas 21h00, vai ser inaugurado no Fórum Cultural de Ermesinde a exposição Grandes Democratas “Mário Soares: Português e Europeu”, que pretende celebrar “a vida e a obra de Mário Soares no centenário do seu nascimento”.

Ainda na véspera do feriado comemorativo da Liberdade, pelas 22h00, realiza-se no Parque Urbano de Ermesinde o espetáculo de teatro “Revolução”, pelos Cabeças no Ar e Pés na Terra.  Neste espetáculo, o município pretende “trans­portar o público para acontecimentos da inesquecível noite de 24 para 25 de Abril de 1974, em Portugal, quando a Revolução dos Cra­vos trouxe a espera­da liberdade ao país”. Através deste espetáculo “mul­tidisciplinar” espera-se “oferecer uma experiência imersiva que combina teatro, música e vídeo, explorando as memórias do acontecimento que marcou gerações”.

No dia 25 de Abril, as Festas da Liberdade iniciam-se pelas 10h30, nos Paços do Concelho com a Parada Formal: Corporações de Bombeiros do Mu­nicípio; Revista à formatura pelo presidente da câmara, presiden­te da assembleia municipal e demais autoridades civis; Hasteamento de Bandeiras; Inter­pretação do Hino Nacional e Marcha do 25 de Abril pela Banda Musical de S. Martinho de Campo e pela Banda Musi­cal São Vicente de Alfena; Performance pela Associação Académica e Cultu­ral de Ermesinde.

As cerimónias prosseguem no Salão Nobre da Câmara Municipal de Valongo com a Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal, pelas 11h00, estando previstas intervenções de todas as forças políticas eleitas.

Também no dia 25 de Abril, vai ser inaugurado no Museu Municipal de Valongo a exposição “A Liberdade da Imagem” – Coleção privada, que reúne autocolantes políticos selecionados a partir do espólio do colecionador Al­berto Martins. Desta co­leção constam mais de dois milhares de autocolantes do pós 25 de Abril, que se­rão apresentados em diferentes formatos (original, reprodu­ções ampliadas e projeção multimé­dia). Através de uma museografia “atrativa e contemporânea”, esta exposição tem como objetivo prin­cipal dar “a possibili­dade ao público de apreciar uma lingua­gem representativa de uma produção de vanguarda estética que marcou um pe­ríodo de profunda transformação polí­tica, cultural e social em Portugal”.

No dia 29 de maio, pelas 18h30, o Município de Valongo vai promover no Museu e Arquivo Mu­nicipal de Valongo uma Palestra de Pacheco Pereira, integrada no programa da exposição de au­tocolantes políticos “A Liberdade da Imagem”. Para além disso, será promovida uma pa­lestra com a presença de José Pacheco Pereira, ilustre historia­dor, comentador, polí­tico e mentor da Ephe­mera – Arquivo, com o objetivo de se “conhecer e refletir sobre a co­municação política e a produção em termos de artes plásticas, num período marcante da história de Portugal, como é o caso do pós-25 de abril de 1974, com especial enfoque nos autocolantes, um “objeto” aparentemente tão simples, mas de grande complexidade em termos narrativos e estéticos”.

O Município de Valongo vai também comemorar os 50 Anos da Democracia Local. A 7 de outubro de 1974 foi nomeada a Comissão Adminis­trativa de Valongo que assegurou uma gestão plural da au­tarquia, abrindo ca­minho para as elei­ções livres que, em 1976, deram origem ao primeiro executi­vo municipal eleito democraticamente. Reconhecendo a importância das Co­missões Administra­tivas para a instau­ração do poder local em Portugal, Valon­go irá assinalar este marco importante da nossa história, comemorando os 50 Anos da Democracia Local, com um ano inteiro de atividades temáticas, terminan­do em outubro de 2025.

O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, refere que “as Festas da Liberdade são a melhor forma de celebrar condignamente a implantação do regime democrático e a instauração da Constituição da República Portuguesa. É nosso dever manter bem viva a memória do 25 Abril. É nossa obrigação promover os valores democráticos, os processos participativos e a liberdade, que nos tempos atuais estão sob ameaça”, salientando “a riqueza e a diversidade do programa que também contempla as celebrações dos 50 anos do poder local”.

Todas as atividades são gratuitas.