Nos dias 16, 17 e 18 de setembro a aldeia de xisto Quintandona, na freguesia de Lagares e Figueira, em Penafiel, recebe a 14ª edição Festa do Caldo que vai proporcionar teatro, sabores e sons tradicionais.

Câmara Municipal de Penafiel

No que toca à animação, os três dias contarão com atuações de teatro, concertos de música tradicional portuguesa, bandas musicais, ranchos folclóricos e espetáculos de Robertos que “animarão os mais pequenos”.

Além disso, os grupos Gaitas Daninhas, Bandalhada e comoDEantes irão atuar com música e cénica nas ruas e irá, ainda, decorrer uma feira de artesanato e gastronomia com produtos da terra.

Câmara Municipal de Penafiel

Este ano, à semelhança da edição anterior e de forma a “diminuir a poluição causada pelo plástico”, a Festa do Caldo de Quintandona, optou por manter copos de barro/alumínio e abolir a utilização do plástico descartável. “Com esta medida pretende-se a diminuição da produção de lixo e da pegada ecológica causada pelo festival”, explica nota de imprensa da Câmara Municipal de Penafiel.

Câmara Municipal de Penafiel

Serão realizados 40 espetáculos, entre eles, atuações do Pé na Terra, Balklavalhau, Cristina Sousa, Zingamocho, Crua, Chulada da Ponte Velha, Touriga, Colectivo Capela e Teatro Assombrado.

Câmara Municipal de Penafiel

No domingo, dia 18, irá realizar-se o Cortejo pela Aldeia com a presença da Confraria do Caldo de Quintandona, outras confrarias convidadas e entidades oficiais, adianta comunicado de imprensa da Câmara Municipal de Penafiel.

São três dias de festa em honra do caldo, “onde a gastronomia tem como cenário uma aldeia preservada e a beleza da sua paisagem natural”.

Texto redigido com o apoio de Daniela Lenchyna.