festa das cavacas 8228 1 scaled
Publicidade

Este fim de semana, dias 22 e 23 de abril, vai realizar-se mais uma edição da Festa das Cavacas de Resende, que terá lugar no Largo da Feira.

A Festa das Cavacas tem atraído “muita gente da região e concelhos vizinhos”, praticamente toda a Zona Norte e turistas do estrangeiro pisam as terras resendenses durante o fim de semana para conhecer Resende e fazer parte da festa.

Em declarações ao Jornal A VERDADE, a vereadora do município de Resende, Maria José, partilha que nas edições de 2019 e 2022 foram vendidos cerca de 1500 quilos de cavacas durante o fim de semana. Repetir estes números é um “desejo”.

O certame irá abrir pelas 15h00 do dia 22 de abril acompanhado por momentos musicais de grupos populares do concelho. Já às 21h30 a festa será animada pela atuação do grupo nacional de música baile “Roconorte”. 

No domingo, 23 de abril, o programa “Aqui Portugal” irá deslocar-se até Resende para transmitir em direito a Festa das Cavacas característica desta região. 

De acordo com a autarquia serão “dois dias doces e saborosos, com as deliciosas cavacas, artesanato, licores, compotas, vinhos da região e animação popular”.

festa das cavacas resende

A vereadora da Câmara Municipal de Resende, Maria José, explica que o programa “é diversificado e que vai dos mais novos até aos séniores”. Por isso, poderá levar os seus filhos até ao jardim, onde irão realizar-se várias atividades para os mais novos, enquanto assiste a atuação, por exemplo, dos ranchos folclóricos do concelho.

Por fim, Maria José deixa um convite a todos os interessados em vir conhecer a Festa das Cavacas ou relembrar eventos anteriores: “Quero deixar o convite a todos os leitores para virem até Resende este fim de semana que não se irão arrepender. As pessoas que vierem de fora e desejarem ficar cá nós temos muito alojamento local”.

Recordando ainda que “no dia 24 de abril poderão assistir ainda a um concerto no auditório de música das ‘Vozes de Abril’. No fundo, acaba por ser um fim de semana prolongado se quiserem vir até Resende, terão atividades não só no fim de semana mas também no dia 24 à noite”.

A autarquia refere ainda que “para quem pretenda deslocar-se até Resende de comboio, na Estação Ermida, haverá ligações rodoviárias gratuitas até ao centro da vila e vice-versa”.