universidade fernando pessoa
Publicidade

A Universidade Fernando Pessoa é o segundo estabelecimento de ensino superior privado a receber autorização para iniciar um curso de medicina. A primeira foi a Universidade Católica em setembro de 2021.

Os alunos da Universidade Fernando Pessoa vão ter aulas no Porto e em Gondomar, uma vez que no Porto se encontra a sede e em Gondomar já existe uma unidade de saúde privada.

De acordo com o Jornal Público, a autorização para iniciar um novo curso de medicina no privado foi dada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

É também avançada a informação de que curso será de seis anos com mestrado integrado. No entanto, as vagas só vão abrir no próximo ano letivo.

De acordo com o Público, a Universidade Fernando Pessoa não foi a única universidade a concorrer ao curso de medicina. No final de 2021, também a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), em Gandra, concorreu à abertura do curso.

A acreditação é válida por um período de um ano, mas se ao fim de um ano de funcionamento, a formação demonstre cumprir todas as regras que lhe são impostas por lei e pela agência nacional, a acreditação será renovada por um período de três anos, pode ler-se na mesma publicação.

Na área da saúde, a Universidade Fernando Pessoa disponibiliza outros cursos, nomeadamente licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Fisioterapia e Medicina Dentária.