No próximo domingo, dia 10 de abril, pelas 18h30, o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, irá receber o primeiro de quatro concertos do ciclo dedicado ao Requiem de Mozart. 

Este concerto conta com mais de 120 artistas em palco, entre músicos e cantores, com a participação da Banda de Música da Associação de Cultura Musical de Lousada, do Coro Feminino do Conservatório do Vale do Sousa, do Coro Audivi Vocem, do Vocal Art Ensemble e dos solistas Paulina Sá Machado, Marta Magalhães, Hélder Bento e José Corvelo. Segundo o comunicado da Rota do Românico, a “direção coral é da responsabilidade de Sílvio Cortez e Hélder Bento e a direção artística de Carlos Silva”. 

O evento é de entrada livre, condicionada à lotação do espaço. O concerto encerra também a edição de 2022 do Festival do Pão de Ló organizado pela autarquia de Felgueiras. 

Os concertos Requiem de Mozart prosseguem no dia 23 de abril, no Mosteiro de Santa Maria em Vila Boa do Bispo, Marco de Canaveses, pelas 21h30. No mês seguinte, em maio, dia 1, pelas 21h30, o espetáculo é recebido na Igreja do Divino Salvador, em Freamunde, Paços de Ferreira. Segue-se, no dia 14 de maio, no Mosteiro do Salvador de Travanca, em Amarante.

Os concertos enquadram-se no projeto EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região e são promovidos pela Rota do Românico, sendo cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Texto redigido com o apoio de Ana Ferrás, aluna estagiária da Universidade Fernando Pessoa.