No passado dia 10 de janeiro, realizou-se no Auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras a primeira sessão de um “Ciclo de Tertúlias – Desafios da Educação no séc. XXI”, que se desenvolveu com base na seguinte questão: “Porque é que as crianças e os adolescentes precisam de Pais?”.

Esta sessão foi organizada pelo projeto IGEA Educa Felgueiras 21-23 | PIICIE e teve como tema de debate a parentalidade.

O evento contou com a presença de 62 participantes interessados em fazer parte deste diálogo dedicado à análise da dinâmica familiar, desenvolvimento humano e, também, a todos os assuntos relacionados com os princípios da Parentalidade Positiva.

Foto: Município de Felgueiras

O evento contou com a presença da professora Filomena Gaspar, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que foi a oradora convidada para introduzir este tema e moderar um diálogo entre os participantes. Filomena Gaspar tem se debruçado sobre o desenvolvimento de investigações nas áreas da educação familiar e parental, do burnout parental e da intervenção socioeducativa baseada em evidência com crianças, jovens e famílias.

A Tertúlia contou, ainda, com a presença da vereadora com o pelouro da Educação, Ana Medeiros, que não escondeu a sua opinião sobre este evento e realçou que acredita na importância do debate dos temas que são abordados na esfera deste género de conferências. “Este Ciclo de Tertúlias procura tratar temáticas sobre a educação, a escola, ou a família. As ações contarão com a presença de especialistas que abordarão temas relevantes sobre os desafios de educar no século XXI. Com o envolvimento de todos os agentes, pretendemos a melhoria contínua da qualidade da educação no nosso concelho”, explica.

Ainda com data a definir, a próxima Tertúlia irá debruçar-se sobre a “Diversidade e Inclusão em idade escolar”.