Na próxima quinta e sexta-feira, dias 6 e 7 de janeiro, o município de Felgueiras, em parceria com a Associação de Xadrez do Porto e o Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, vão organizar o workshop “O Xadrez na Sala de Aula – Módulo II”.

O evento vai decorrer em formato online, das 9h30 às 12h30, e é aberto aos detentores de habilitação própria ou de habilitação profissional para a docência. As inscrições decorrem online até às 12h00 da próxima quarta-feira, dia 5 de janeiro.

Durante estas horas, vão ser analisadas e debatidas diferentes metodologias e estratégias de ensino do xadrez em contexto de sala de aula, assim como algumas das progressões pedagógicas possíveis de serem seguidas na introdução da modalidade junto dos alunos mais novos.

Foto:

Em comunicado, a organização destaca a participação de Luís Soares e de Ricardo Alves. O primeiro é natural dos Açores e representa a equipa do Núcleo Sportinguista de São Miguel, sendo também treinador e professor de xadrez, com o seu canal dedicado ao xadrez no Twitch é um dos mais seguidos a nível nacional, enquanto Ricardo Alves é autor de três livros sobre a introdução do xadrez nas escolas, além de xadrezista, vice-presidente da Associação de Xadrez de Lisboa e professor de Xadrez.

Ambos vão partilhar com os participantes as suas experiências resultantes de anos de trabalho na divulgação e ensino do xadrez nas escolas e nos clubes de xadrez, explorando também as estratégias de incentivo usadas junto dos jovens e dos seus pais para entrarem no mundo da prática competitiva do xadrez.