A 20.ª edição da Expolixa, o São João do Poeiro e a Comemoração de Elevação de Lixa a Cidade vão preencher a programação cultural do mês de junho na cidade da Lixa, em Felgueiras.

A Expolixa vai contar com cerca de 55 expositores de produtos artesanais em representação de vários concelhos do país, numa mostra dos produtos endógenos nacionais.

A animação vai ficar a cargo de vários artistas e instituições locais de entre os quais se destacam João Carlos, acompanhado de um espetáculo piromusical e o fadista Luís Trigacheiro participante e vencedor do programa “The Voice Portugal 2020”. Vão decorrer ainda atuações de várias academias de dança locais, o Conservatório de Música de Felgueiras, a Associação Berço das Artes, as Universidades Seniores do Concelho ( USAF e USOL), Banda de Música da Lixa, Rancho Folclórico das Lavradeiras da Lixa entre outros.

No domingo, dia 19 de junho, vai ainda decorrer a habitual homenagem aos ex combatentes do Ultramar. No dia 21 de junho, vai assinalar-se o 27.º Aniversário de Elevação de Lixa a Cidade, assinalado pelo momento solene do Hastear da Bandeira, acompanhado de Marta Vaz. À noite, está previsto um workshop organizado pela Junta de Freguesia de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim subordinado ao tema da Diversidade Cultural.

A comemoração vai encerrar com as atuações dos fadistas felgueirenses Esmeralda Costa e Camilo Rebelo, informa um comunicado da autarquia.

A Expolixa vai ser organizada pela Câmara Municipal de Felgueiras em parceria com a Cooplixa e com as Uniões de Freguesia de Vila Cova e Borba de Godim, Macieira da Lixa e Caramos e Vila Verde e Santão.

As festas de São João do Poeiro vão ser da responsabilidade da Associação do São João do Poeiro e vão marcar o arranque das comemorações dos Santos Populares do concelho.

O Arraial vai contar com vários momentos altos como: Arruada de Bombos, Inauguração da Cascata de São João, Marchas Populares, atuação de Tânia e Luizão Sampaio e 4 Mens.

No recinto vai estar disponível um espaço de restauração organizado pela Associação do São João do Poeiro que vai permitir degustar os tradicionais pratos típicos das festas tradicionais portuguesas.