Entre esta sexta-feira, dia 17 de junho, e domingo, 19, a cidade da Lixa vai estar em festa para promover, sobretudo, o artesanato português. A Expolixa regressa, este ano, integrada nas festas da cidade da Lixa e vai acontecer na Praça do Comércio.

A celebrar a 20.ª edição, as expectativas para este fim de semana são de “algumas dezenas de milhares de visitantes”, afirmou a vereadora Ana Medeiros. Vão estar presentes cerca de 55 expositores de oito concelhos do país, com “vários tipos de artesanato”, e a animação sociocultural vai estar a cargo de instituições locais e alguns artistas locais e outros de renome nacional.

A novidade deste ano está na alteração da data, que passou de agosto para agora estar integrada nas festas da cidade e do São João. De 17 a 24 de junho, as festas da cidade da Lixa integram a Expolixa, o São João do Poeiro e a Comemoração de Elevação de Lixa a Cidade. “No mês de agosto, na data em que habitualmente era realizada a Expolixa, convergia com outras feiras de artesanato nas proximidades aqui do concelho de Felgueiras. Entrávamos em concorrência, quando o objetivo não é esse”, explicou a vereadora, referindo que, assim, “dá-se mais corpo às restantes iniciativas e rentabilizam-se os recursos”.

Foto: Expolixa

O objetivo foi “congregar esforços, haver, de certa forma, uma rentabilização dos equipamentos associados e, em vez de se fazerem três festas pequenas, fazer uma iniciativa maior com várias atividades”.

O evento pretende “enaltecer o artesanato português, nomeadamente, os produtos endógenos” e o artesanato que há no concelho de Felgueiras e na cidade da Lixa “muito em particular, de onde são oriundos os Bordados de Terras de Sousa, ou os Bordados da Lixa, pela tradição, pelo costume que existia na Lixa de ser um posto de venda e, nas suas redondezas, nas freguesias limítrofes serem postos das bordadeiras”. “A Lixa é uma cidade a quem os bordados dizem muito e, por isso, dentro do concelho se escolheu a Expolixa e naturalmente que a existência da Cooplixa na cidade da Lixa também está nesse fundamento”, continuou, destacando “a envolvência de toda a comunidade”.

A organização deste certame está a cargo da Câmara Municipal de Felgueiras, em parceria com a Cooplixa e com as Uniões de Freguesia de Vila Cova e Borba de Godim, Macieira da Lixa e Caramos e Vila Verde e Santão.