O município de Felgueiras marcou presença na 7.ª edição da Expocidades – Mostra de Turismo do Eixo Atlântico de 6 a 10 de setembro, no Parque Urbano de Ermesinde, concelho de Valongo.
A mostra do turismo de proximidade das cidades do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, é a entidade responsável por se dedicar “a apoiar todas as iniciativas que fomentem a cooperação transfronteiriça”.
Assim, o evento visa “promover a oferta turística das cidades de mercado imediato, bem como favorecer a relação direta entre territórios e agentes turísticos”.
De forma a conhecer o concelho, Felgueiras fez-se representar pelos vinhos, Pão de Ló de Margaride e pelo artesanato local: bordados Terra de Sousa, rendas de filé e instrumentos manuais de corda.
Joel Costa, vereador das Atividades Económicas e Turismo da Câmara Municipal de Felgueiras, esteve presente na inauguração do evento, que contou com a participação de Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços; Isabel Ferreira, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional; Lara Méndez, presidente do Eixo Atlântico, Xoán Vázquez Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico e José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo.
Joel Costa salientou “a importância da participação – pela primeira vez – de Felgueiras na Expocidades, pelo valor acrescentado para a promoção turística e cultural do município, numa lógica transfronteiriça do Norte de Portugal e da Galiza, mercados de proximidade de relevante interesse para o desenvolvimento económico sustentável”, pode ler-se em nota de imprensa enviada pela autarquia.
O município de Felgueiras passou a integrar, desde o dia 24 de fevereiro deste ano, o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, que é uma associação transfronteiriça composta por 39 municípios do Norte de Portugal e da Galiza e que trabalha em prol do desenvolvimento económico, social, cultural, científico e tecnológico das cidades e regiões que lhe pertencem.