Nos dias 10 e 11 de março realizou-se o terceiro Encontro Nacional PROVE-3C, que reuniu produtores, consumidores, técnicos e decisores políticos de várias regiões do país, em Felgueiras e Penafiel, com o objetivo de partilhar experiências e resultados na área dos circuitos curtos e perspetivar estratégias futuras.
No primeiro dia a iniciativa decorreu na Aldeia de Quintandona, em Lagares, Penafiel, com uma visita à Quinta da Lameira e à Casa da Barroca. Teve lugar uma palestra sobre a evolução dos circuitos curtos em Portugal, tendo como exemplo a implementação e evolução do PROVE nos últimos 20 anos. Foram, ainda, apresentados os resultados do projeto “3C – Cooperação em Circuitos Curtos”. Da parte da tarde, os participantes realizaram visitas a duas explorações agrícolas PROVE, onde foi ministrada uma sessão sobre agricultura biológica e boas práticas agrícolas.

O segundo dia, 11 de março, produtores e entidades dinamizadoras refletiram e definiram estratégias futuras a adotar na área dos circuitos curtos.
O encontro esteve integrado numa atividade do projeto de cooperação nacional “3C – Cooperação em Circuitos Curtos”, financiado pela Medida LEADER do PDR 2020 e conta com uma parceria de seis grupos de Ação Local: ADER-SOUSA, ADREPES, ATAHCA, DUECEIRA, LEADER OESTE e RAIA HISTÓRICA.





















