A Câmara Municipal de Felgueiras reuniu com as entidades que fazem parte da rede municipal de apoio à vítima, sobre o combate à violência doméstica.

O objetivo foi “reforçar o combate à violência doméstica, melhorando a articulação entre as entidades envolvidas, promovendo o trabalho em rede que melhora a resposta dada ao nível da proteção e acompanhamento da vítima como também evita a exposição a processos de revitimização”, informa um comunicado da autarquia.

Foto: Município de Felgueiras

O município de Felgueiras tem um gabinete de apoio à vítima – Humanamente Iguais – com resposta ao nível jurídico, social e psicológico. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h30 e as marcações podem ser feitas diretamente no serviço ou através do telefone 255 318 000 ou 969 324 106.

A rede municipal integra também a Rede Intermunicipal e Integrada de Apoio à Vítima, um projeto que garante a cobertura de todo o território da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa com respostas de combate à violência doméstica e de género.

Foto: Município de Felgueiras

“Em 2021, o Gabinete Humanamente Iguais fez 45 atendimentos a vítimas de violência doméstica, mas estamos conscientes de que este é um número residual. Infelizmente, existe muito mais violência doméstica e estamos aqui para empoderar as vítimas e mostrar-lhes que o caminho da resiliência não precisa de ser feito de forma solitária. Estamos aqui para apoiar”, disse Rosa Maria Pinto, vereadora da Coesão e Ação Sociais.

Foto: Município de Felgueiras