O município de Felgueiras debateu o tema “Depressão e Ansiedade na Adolescência”, inserido no 4.º debate do Ciclo de Debates, no dia 26 de janeiro, com o objetivo de colocar o público a pensar sobre a importância do assunto.

O debate foi moderado por Mariana Pinto, psicóloga clínica do ACeS Vale do Sousa Norte, que levou “os/as alunos/as a exprimirem os seus pensamentos e sentimentos sobre este tema tão complexo e de difícil compreensão”.

O painel de debate integrou o Jorge Morgado, diretor do Agrupamento de Escolas de Airães, que corroborou a ideia principal deste debate “através da partilha e mobilização de recursos que as escolas têm vindo a desenvolver no sentido de encontrar estratégias de promoção da saúde mental em ambiente escolar”.

Assim, a atividade Geração F consiste “na realização de debates mensais, envolvendo os/as alunos/as do ensino secundário, nomeadamente das Associações de Estudantes e tem como principais objetivos: aumentar a participação social dos/as jovens através da discussão de temas pertinentes, atuais e futuros, promovendo um maior envolvimento cívico e de inclusão; fomentar a equidade e a igualdade de oportunidades de expressão e de participação social e potenciar a relação escola/comunidade, proporcionando um momento descontraído de diálogo, de partilha de perspetivas e de confronto de ideias”.

O evento decorreu na Escola Básica e Secundária de Airães e ficou marcado pela “ideia de que pedir ajuda e falar no assunto é sempre o primeiro passo, sendo a escola um meio privilegiado para ninguém se sentir só”.                      

Esta atividade decorreu no âmbito do IGEA Educa Felgueiras 21-23 | Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar que está a ser desenvolvido no município de Felgueiras em parceria com a comunidade educativa concelhia.

Os Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu.