Na segunda-feira, 22 de março, mais de uma centena de profissionais de diversas áreas juntou-se durante o dia, em Felgueiras, para debater a integração de refugiados.

Segundo um comunicado do município de Felgueiras, a ação de capacitação de integração de refugiados teve início às 10h00 e foi dirigida a profissionais de Saúde, Emprego, Ação Social, Educação, Forças de Segurança, entre outras áreas. O debate “esclareceu-os sobre várias questões relacionadas com os refugiados e a sua situação global de asilo; soluções duradouras; repatriamento voluntário; inclusão; reinstalação; vias complementares de proteção; patrocínio comunitário; cultura e identidade e estereótipos e preconceitos”.

Foto: Município de Felgueiras

Na parte da tarde, realizou-se a apresentação da Mobile Integration Team (MIT) e posteriormente discutiram-se temas como “Emprego e Habitação, as dificuldades mais frequentes e as possíveis resoluções/sugestões de atuação”

Foto: Município de Felgueiras

Através de uma contextualização feita ao nível da Saúde e da Educação, foram abordados temas relacionados com as dificuldades mais recorrentes e as suas possíveis resoluções.

Foto: Município de Felgueiras

Texto redigido com o apoio de Ana Ferrás, aluna estagiária da Universidade Fernando Pessoa.