mosteiro pombeiro felgueiras centro 2023
Publicidade

Foi inaugurado na tarde desta quarta-feira, dia 29 de novembro, o Centro Interpretativo de Pombeiro, em Felgueiras, que resulta da revitalização e reabilitação realizada nos últimos anos. Foi, ainda, assinado o protocolo quadripartido para a gestão deste monumento.

Considerado a ‘Jóia do Vale do Sousa’, o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro ganha uma “nova vida” com a criação do Centro Interpretativo de Pombeiro que “reflete a história deste monumento e de tudo o que esteve envolto”, disse a vereadora com os pelouros da Cultura, Artes e Património Cultural do município de Felgueiras, “num dia importante para o território”. Em declarações ao Jornal A VERDADE, Ana Medeiros afirmou tratar-se de uma obra “muito importante, porque a par de toda a reabilitação da infraestrutura, é preciso dar vida ao Mosteiro e trazer pessoas”.

mosteiro pombeiro centro interpretativo 2023 7

O projeto resulta de uma colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Norte (DGCR), a Associação de Municípios do Vale do Sousa – Rota Românico, a Fábrica da Igreja de Santa Maria de Pombeiro e a Câmara Municipal de Felgueiras, entidades que ficarão responsáveis pela gestão e dinamização do mesmo. Após a assinatura do protocolo quadripartido, a vereadora que garantiu que este será “mais um de outros que virão a acontecer, num futuro próximo, e que já estão a ser pensados em parceria, também, com os restantes intervenientes deste protocolo que foi assinado”, revelou.

A Câmara Municipal de Felgueiras assume, assim, competência e responsabilidades na definição de uma programação cultural conjunta com o propósito de valorizar o monumento como elemento enriquecedor do património cultural nacional e central na estratégia turístico-cultural da região; em estreitar as relações entre as partes na partilha de responsabilidades de dinamização turístico-cultural do monumento; em estabelecer as normas de gestão e dinamização turístico-culturais a empreender pelas entidades, e implementar uma prática de trabalho colaborativo.

mosteiro pombeiro centro interpretativo 2023 11

Ana Medeiros deixou o convite “a todos que tiverem interesse pela história, património local, neste caso românico. Sintam-se convidados a visitar o Mosteiro de Pombeiro. Está aberto a quem quiser visitar”.

Para além da inauguração e da assinatura do protocolo, representantes de vários municípios e organizações institucionais reuniram-se para primeira reunião de Certificação dos Caminhos de Santiago – Caminho de Torres, da responsabilidade da CIM Tâmega e Sousa.