O jovem António Teixeira venceu a terceira etapa do I Campeonato Felgueiras Xadrez, realizada na Escola Secundária de Felgueiras e que foi retomada a 26 de fevereiro.

O jovem alcançou cinco vitórias em cinco rondas nesta competição promovida pelo Município de Felgueiras em parceria com os Agrupamentos de Escolas da Lixa, D. Manuel de Faria e Sousa e Dr. Machado de Matos, com a Escola Secundária de Felgueiras, com o Externato da Misericórdia de Nossa Senhora do Rosário de Unhão, e contando ainda com o apoio da Associação de Xadrez do Porto.

Foto: Município de Felgueiras

No segundo lugar ficou André Luís, estudante da Escola Secundária de Felgueiras, também ele com um percurso de cinco vitórias em cinco rondas, com o desempenho nos critérios de desempate a ser determinante para a definição do vencedor. A terceira posição pertenceu a Filipe Lemos, jovem de oito anos da secção de Xadrez do Grupo Nun´Álvares, a somar quatro vitórias nas cinco rondas e com um melhor desempenho nos critérios de desempate a terminar no degrau mais baixo do pódio.

Foto: Município de Felgueiras

Na classificação por famílias, a vencedora foi a família Fernandes Ferreira, com um total de oito pontos conquistados em dez possíveis, seguida da família Crespo com seis pontos na segunda posição e a família Freitas foi a terceira classificada totalizando também seis pontos.

Foto: Município de Felgueiras

Em comunicado, a autarquia refere que, com duas das cinco etapas já realizadas (a segunda etapa foi adiada devido às medidas de prevenção e combate à pandemia da COVID-19), três xadrezistas surgem do topo da classificação geral com oito pontos (André Luís, José Pacheco e Nuno Teixeira), enquanto na classificação geral por famílias a família Fernandes Ferreira lidera com 15 pontos, seguida de perto pela família Cunha com 12,5 pontos e da família Gonçalves com 11 pontos.

A próxima etapa vai decorrer no Externato da Misericórdia de Nossa Senhora do Rosário de Unhão, no dia 26 de março, a partir das 15h00. Os interessados podem inscrever-se através do e-mail: [email protected]

Foto: Município de Felgueiras