Decorreu, nos dias 6 e 7 de janeiro, o workshop “O Xadrez na Sala de Aula – Módulo II”, promovido pela Câmara Municipal de Felgueiras. Esta iniciativa contou com dois oradores convidados: Luís Soares e Ricardo Alves, ambos com experiência no ensino do xadrez nas escolas. 

Este workshop, com uma duração de seis horas, decorreu em contexto online e contou com o apoio da Associação de Xadrez do Porto e do Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, tendo proporcionado “a análise de diferentes metodologias de ensino de xadrez na sala de aula, abrangendo também diferentes propostas de progressão pedagógica e ainda em estratégias diferenciadas de motivar os alunos para a aprendizagem e prática do xadrez”, foi explicado..

Luís Soares foi o orador convidado da primeira manhã, com o vencedor da mais recente edição dos Campeonatos de São Miguel de partidas rápidas e de partidas semi-rápidas e treinador de xadrez do Núcleo Sportinguista de São Miguel a partilhar as suas experiências enquanto treinador e professor de xadrez em escolas da ilha açoriana, bem como as potencialidades inerentes às diferentes plataformas digitais ligadas ao mundo do xadrez, quer no plano do ensino de xadrez, quer no plano do treino e preparação para as competições.

Já a manhã de sexta-feira, contou com a intervenção de Ricardo Alves, autor de três livros sobre o ensino do xadrez nas escolas, com este a analisar com os participantes as suas opções e processos de introdução e ensino de xadrez em escolas da região de Lisboa, bem como as dificuldades sentidas na transição dos alunos da competição em contexto escolar para o contexto federado.

De acordo com a informação divulgada pelo Município de Felgueiras os módulos III e IV estão já em fase de preparação, integrados no projeto municipal Felgueiras Xadrez, centrado no incentivo do xadrez junto da comunidade.