O auditório da Câmara Municipal de Felgueiras vai acolher a terceira ação de capacitação, dirigida a profissionais de saúde, no dia 28 de março.

O município explica que a ação visa “promover a discussão de temas e de modos de atuação dos profissionais de saúde em situações de violência doméstica, a reflexão sobre o parecer da ordem dos médicos sobre questões ético jurídicas no contexto de violência doméstica”, assim como “destacar a importância da articulação entre a saúde e as estruturas municipais de apoio à vítima que integram, Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, no apoio social, psicológico e jurídico”.

A vereadora da ação social da Câmara Municipal de Felgueiras, Rosa Pinto, abrirá a sessão de trabalhos, à qual se segue a intervenção da Professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto “para realizar uma reflexão sobre o parecer da Ordem dos Médicos sobre questões ético-jurídicas no contexto de violência doméstica”.

A ação, encerrada pelo primeiro secretário da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto, contará ainda com a presença da educadora social ACES Grande Porto III, Maia/Valongo, Paula Mouta, que falará sobre a sinalização e encaminhamento por parte da saúde.

A participação na ação é gratuita, mas carece de inscrição

Durante o ano de 2022, a CIM do Tâmega e Sousa está a promover um ciclo de ações designado de “Capacitar para intervir”, que aborda a temática da violência doméstica e o papel das entidades públicas com competências de intervenção junto das vítimas.