mobiliarioFoto: APIMA
Publicidade

De 6 a 10 de novembro, vai decorrer em Paris, França, a EquipHotel, uma feira internacional dedicada aos profissionais do setor da hotelaria e restauração, que, nesta edição, vai contar com 29 empresas portuguesas dedicadas à produção de mobiliário para estes setores. Já de 19 a 22 de novembro, também em Paris, 13 marcas nacionais vão integrar a Espritmeuble, uma feira que reúne os profissionais do mobiliário.

“A EquipHotel é, historicamente, uma feira muito importante para o ramo de contract, cuja relevância para as empresas de mobiliário e design de interiores portuguesas é cada vez maior, impulsionado pelo ‘boom’ turístico”, afirma Joaquim Carneiro, presidente da APIMA – Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, que lidera a participação nacional neste certame e na Espritmeuble.

“A Espritmeuble caracteriza-se pelo ecletismo, incluindo empresas de mobiliário e de interiores para toda a casa. Esta complementaridade está alinhada com a estratégia de promoção que temos traçado para a Fileira, visando divulgar internacionalmente uma oferta integrada dos diferentes setores deste cluster”, explica Joaquim Carneiro.

De acordo com um comunicado da APIMA, França posiciona-se, há vários anos, como “o principal destino de exportação das diversas indústrias da Fileira Casa Portuguesa”. Em 2021, representou cerca de 34% das vendas ao exterior, com 603 milhões de euros gerados, “valor que deverá ser batido no corrente ano, com um crescimento homólogo de 8% das exportações para esta geografia no período entre janeiro e julho”.

“Apesar das dificuldades causadas pela inflação, pela disrupção da cadeia logística internacional e pelo conflito na Europa de Leste, o cluster do mobiliário e afins mantém o ritmo de crescimento das exportações. Entre janeiro e julho, gerou 1,2 mil milhões em vendas ao exterior, superando em 9% o valor gerado em igual período do ano passado”, pode ler-se.