A 17.ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião, realizada entre os dias 31 de março e 2 de abril, atraiu "milhares de visitantes" à feira do Tijelinho.
Um "sucesso comprovado" pela quantidade de produtos vendidos pelos expositores, bem como, pelas refeições servidas pelos restaurantes, "que deliciaram os apreciadores do Cozido à Portuguesa e do Arroz de Grelos com Moira" e serviram de entrada "iguarias regadas pelos melhores vinhos da casta avesso da sub-região de Baião", revela a autarquia em comunicado.
"A satisfação que sentimos por parte dos expositores, dos visitantes e de todos os que participaram, é o melhor indicador do sucesso enorme em que se traduziu esta edição da Feira", frisou o vereador dos Assuntos Económicos da Câmara Municipal de Baião, José Lima, sublinhando ainda "o importante contributo para a economia do concelho, uma vez que, também as unidades de restauração da vila de Baião estiveram cheias, muitas delas com filas de espera. Ora, isto é a economia a funcionar", reforçou o autarca.
O Biscoito da Teixeira, as compotas, as laranjas da Pala, as amêndoas, os chocolates, a doçaria regional, os licores e a ginjinha, "proporcionaram momentos doces aos visitantes que apreciaram também a cerveja artesanal. Muitos foram ainda os que quiseram levar para casa peças de artesanato genuínas, criadas pelos nossos artesãos, como recordação. A novidade desta edição foi a presença de um produtor de azeite aromatizado, produto muito apreciado e elogiado pela sua qualidade", pode ler-se ainda na mesma nota enviada pelo município.
Animação sempre presente
O certame contou com a atuações de grupos de bombos, concertinas, academias de dança, a Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere, grupos de música popular, ranchos folclóricos, contando ainda, na noite de sábado, com a atuação ao vivo do artista nacional Nel Monteiro.
Evento sustentável
Nesta edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião, foram adotadas novas medidas de sustentabilidade, tendo sido desenvolvidas campanhas de sensibilização, além de ações como a separação para tratamento dos restos da restauração, a colocação de ecopontos em vários locais do recinto e nas imediações e a disponibilização de bebedouros (pontos para fornecimento gratuito de água).
"À semelhança do que vem acontecendo com todos os eventos organizados pela Câmara Municipal, a Feira do Fumeiro tornou-se também um evento sustentável, alinhado com as políticas e práticas ambientais seguidas pelo município. Recorde-se que Baião foi o primeiro município português a obter a certificação como Destino Turístico Sustentável", conclui o município.