logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Feira de São Martinho em Penafiel "é como o vinho do Porto" e uma "receita de sucesso"

Redação

De 8 a 20 de novembro são "muitos" os motivos que o levarão a Penafiel. A cidade abre-se para receber a tradicional Feira de S. Martinho de Penafiel, dividida em duas tendas gastronómicas, situadas da Quinta de Puços, junto ao largo da Ajuda.

Os mais de 300 feirantes transformam a cidade "num autêntico centro comercial ao ar livre", com provas de vinhos, castanhas assadas "que têm um sabor diferente nesta altura do ano", rojões "que fazem parte da tradição gastronómica de Penafiel", e claro não podem faltar as conhecidas tortas de São Martinho. "Há muito que justifica uma vinda ao São Martinho", frisou Antonino de Sousa, presidente da autarquia, na abertura oficial do certame, que decorreu esta sexta-feira, 8 de novembro, na tenda gastronómica.

Para esta edição, que agora começa, as expetativas são "grandes e muito positivas", porque "se vai manter a tradição do verão de São Martinho. A avaliar pelas previsões e quando o tempo está de feição, o São Martinho é sempre um sucesso imenso", disse com orgulho o autarca penafidelense, que este ano se 'despede' do certame na qualidade de presidente. "É uma emoção mais emotiva, mas espero que Deus me dê a vida e saúde para continuar a vir".

"A feira teve a capacidade de se ir reinventando"

Os ingredientes para a feira vão desde as castanhas assadas, mostras de gado e artesanato, até aos carrosséis e a animação espontânea com grupos de concertinas, tunas académicas e outros grupos folclóricos e de cantares.

Para Antonino de Sousa, apesar de se ir mantendo ao longo dos anos, o São Martinho de Penafiel continua a ser "apelativo para os mais velhos, mas que é, também, capaz de atrair os jovens que hoje são presença assídua. A feira teve a capacidade de se ir reinventando para continuar a ser este ponto de encontro e a ser um espaço de acolhimento" para os visitantes portugueses, mas não só.

No últimos anos, tem-se registado "um número muito grande de visitantes, sobretudo, da vizinha Galiza. De todo o todo o país já acontecia, com centenas de autocarros a virem em excursões, são verdadeiras romarias. Mas, nos últimos anos, temos visto muita gente que vem da Galiza", destacou.

O autarca não tem dúvidas de que a feira de São Martinho "é como o vinho do Porto. Quantos mais anos passam, mais agradável ela se torna. Não há outra feira como a nossa. Há muitas festas de cidades, sobretudo mais na altura do verão, mas feiras como o nosso São Martinho não há em nenhum outro local e, por isso, é que é tão apreciada e valorizada. É uma receita de sucesso", acrescentou ainda.

O vinho escolhido para o São Martinho "é sempre o melhor"

Se visitar a tenda das provas de vinhos encontrará quatro adegas dos concelhos de Amarante, Felgueiras, Lousada e Penafiel e poderá provar um vinho de "muita qualidade", o que "já tem acontecido nos últimos anos". Como nos comprovou Antonino de Sousa, o vinho que é escolhido para o São Martinho "é sempre o melhor" e, por isso, "quem apreciar um bom verde tinto pode vir com tranquilidade, porque vai encontrar aqui vinho muito bom", disse o autarca que relembrou a "fase difícil" pela qual têm passado as adegas cooperativas. "Acontece um pouco por todo o país e, este momento, é uma boa oportunidade de escoarem o vinho e se darem a conhecer".

Não podemos falar do vinho sem falar nas canecas que, na edição passada, "acabaram antes de chegar ao fim do São Martinho". Por isso, "com certeza que este ano reforçaram o número. Se há coisa que não queremos é que vão embora sem provar o nosso verde tinto. Vamos ter canecas para todos aqueles que vierem, seja para provar o vinho ou para levar uma recordação".

Feira de São Martinho com impacto "muito positivo" na economia local

De 8 a 20 de novembro, serão muitos aqueles que se irão deslocar até à Quinta de Puços para apreciar uma boa castanha, beber os vinhos da região ou para degustar alguns produtos gastronómicos típicos do concelho.

Nesse sentido, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel não tem dúvidas de que o certame tem um "um impacto muito positivo" na economia local, uma vez que "são muitos milhares de euros que ficam cá ao longo destes dias. As pessoas vêm e, naturalmente, consomem, fazem as compras, seja na restauração, nos feirantes e nas outras ofertas que encontram cá. E, por isso, há um impacto muito e, ainda bem, não apenas na economia de Penafiel, mas eu acho que em toda a região, porque os feirantes não são apenas do concelho. São, sobretudo, da região", sublinhou.

No entanto, terá Penafiel capacidade para acolher tantos visitantes e autocarros que lá chegam de vários pontos do país? "As coisas funcionam relativamente bem, quem vem já conhece os locais mais adequados para o estacionamento. Ao longo dos anos temos vindo a criar mais alternativas, sobretudo, para os autocarros, que são viaturas que ocupam mais espaço e, felizmente, as coisas têm corrido bastante bem. Temos, também, sempre uma presença muito significativa da GNR, porque quando se trata de milhares de pessoas, como é o caso de São Martinho, é muito importante calcular as questões da segurança. Para além disso, o nosso Pelouro da Proteção Civil tem um plano de segurança que, também, tem corrido bem e é aquilo que esperamos que aconteça este ano", apontou Antonino de Sousa.

Ao longo dos anos temos vindo a criar mais alternativas

Esta edição conta com "melhores condições de acolhimento para os visitantes, com mais espaço para estacionamento para quem vem especificamente para a prova dos vinhos e, por isso, com certeza que vai ser uma grande edição", acrescentou sobre o mesmo tema.

Este será o primeiro São Martinho com a obra do Ponto C concluída e Antonino de Sousa considera que a localização terá de ser "repensada. Este espaço tem, agora, uma dignidade. O Ponto C não será tão compatível com esta romaria. Não significa, obviamente, que isto vai deixar de acontecer, mas, provavelmente, vai ser feito uma reflexão quanto a um novo local", disse ainda o autarca, que revelou a previsão de "um novo parque de estacionamento, que pode ser uma boa alternativa para instalar estas tendas e para que tudo isto continue a acontecer", concluiu.

Recorde-se que no dia 11 de novembro, Dia de São Martinho e feriado municipal, vai decorrer a Eucaristia Solene em honra de S. Martinho, na Igreja Matriz, às 10h00, e de seguida, a Procissão com andor do Santo Padroeiro, às 11h00.

As duas tendas gastronómicas, com as habituais provas do vinho novo e a gastronomia típica da região, irão funcionar das 10h00 às 00h00, exceto de 12 a 15 de novembro, que terá um horário das 11h30 às 23h00.

https://averdade.com/sao-martinho-volta-a-penafiel-com-provas-de-vinho-castanhas-assadas-e-artesanato/