feira saude paredes
Publicidade

O Pavilhão Multiusos de Paredes acolhe, até este sábado, dia 25 de março, a segunda edição da Feira da Saúde Jovem, em que são esperados cerca de 300 jovens.

No dia da abertura do evento, o vereador com os pelouros da Saúde e Ação Social, Paulo Silva, afirmou ser “um orgulho” promover novamente esta feira. “É sinal que, o ano passado, funcionou bem e a adesão, por parte das empresas que estão ligadas ao setor da saúde, mostra isso mesmo”, constatou.

De acordo com o vereador, “o facto das escolas também estarem em grande número, trazerem os seu alunos e professores significa que a aposta no ano passado, em fazermos uma feira virada mais para os jovens, no sentido de os sensibilizar para esta problemática da saúde, de cedo começarem a pensar na sua saúde, valeu a pena”, referindo que o principal objetivo passa por “envolver as escolas num trabalho, para sensibilizar os alunos para as problemáticas que aqui queremos tratar. Este ano, em conjunto com as escolas, sentimos que o tema que podia ser mais abordado em alguns workshops e alguns dos trabalhos que aqui acabamos por desenvolver, é a saúde mental. Toda a fase de pandemia trouxe alguns problemas, o facto de alguns jovens terem ficado em casa, isolados, não conviverem, não estarem perto dos professores, fez com que comecem a aparecer alguns problemas ligados à Saúde Mental”.

paredes feira saude jovem 4

O autarca destacou ainda o “trabalho em equipa”, que é feito nas escolas. “Queremos sensibilizar para estes temas e também mostrar o que existe em Paredes, em termos de oferta na área da saúde”, sublinhou, acrescentando que o município encontra-se a elaborar “a Carta Municipal de Saúde” para promover a literacia em saúde. “É um desafio comum a muitos outros municípios, mas acho que, no nosso, está identificado. A carta ainda não está concluída, mas é uma das áreas que já está identificada. É importante começar desde cedo, com as escolas”, defendeu.

Paulo Silva deixou ainda um convite a todos para visitarem a Feira da Saúde Jovem. “Acho que é uma possibilidade de conhecerem o que Paredes tem para oferecer em termos de oferta de serviços e de empresas ligadas ao setor da Saúde. Também de partilharem algumas das suas dúvidas com os profissionais que estão cá, assistirem a workshops, acho que vale a pena”, concluiu.

A iniciativa conta com a presença de 27 expositores e a dinamização de workshops, rastreios e outras atividades destinadas a promover a saúde da comunidade escolar e da população em geral e alertar para comportamentos e estilos de vida mais saudáveis e estimular para a prática de atividade física e de lazer.