O centro histórico de Penafiel volta a receber a Feira da Saúde - 27 e 28 de setembro - que este ano se dedica ao tema "Realizações de Utilidade Social: benefícios aos trabalhadores".
A Associação Empresarial de Penafiel (AEP), organizadora da iniciativa, está presente com o próprio stand, onde apresenta o cartão "AEP Saúde".
A Feira da Saúde integra o plano de "divulgação e promoção dos associados" e atua como "ligação à comunidade". Para Nuno Brochado, presidente da direção da AEP é "importante a população ser conhecedora do que é que tem disponível na região" num evento que "todos os anos tem vindo a crescer, quer em número de participantes, mas também na qualidade dos mesmos. Temos novos associados e prestadores de serviço que se centralizaram recentemente no concelho. É a oportunidade de todos crescerem connosco. É um fim de semana de investimento no futuro e promoção, de forma gratuita, que devem aproveitar", disse aos jornalistas, na abertura oficial da 14.ª edição do evento, que decorreu esta sexta-feira, 27 de setembro.

Nuno Brochado destacou a reposição de "uma justiça, a representação dos bombeiros. Durante anos fomos esquecendo, mas percebemos que eles são a primeira face, às vezes, desse apoio, e a importância que ele têm na comunidade".
A Feira da Saúde conta, mais uma vez, com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel e da Junta de
Freguesia de Penafiel e Antonino de Sousa, presidente do Município, interpreta como um momento "muito positivo, porque dá uma oportunidade aos concidadãos, mas também a todos os que visitam, de ficarem a conhecer todas as ofertas de serviços na área da saúde em Penafiel".

De acordo com o autarca, Penafiel tem "uma oferta muito expressiva e diversificada", ao nível da saúde, apontando para a construção de uma nova unidade hospitalar, e "todos os serviços que estão presentes nesta feira são importantes, porque são complementares e é bom podermos dá-los a conhecer à comunidade", reforçou.
Para além da presença de empresas, a AEP tem como objetivo fazer a promoção de outras associações do concelho", como a Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa. Em representação da unidade hospitalar, Eduardo Leal, assessor concelho administração, referiu que as ULS's "querem integrar-se na comunidade e no poder local", porque trabalham "para os mesmos destinatários, os utentes da região - mais de 500 mil habitantes - com uma importância crítica no SNS".

Por isso, estar presente na feira é "um orgulho" e uma oportunidade de "apresentar os projetos da ULS e poder trabalhar em parceria com os municípios. Isso é que conta", referiu ainda.
O tema central do certame - debatido em conferência na Assembleia Penafidelense - é "Realizações de Utilidade Social: Benefícios aos Trabalhadores", uma vez que "é importante que as empresas percebam que instrumentos têm à disposição dos trabalhadores. Vivemos uma fase em que não é só o ordenado que conta, mas os benefícios que as empresas começam a conceder aos colaboradores e o impacto que têm na retenção dos mesmos nas empresas. É um tema diferente, novo e que é pouco explorado", disse ainda Nuno Brochado, presidente da direção da AEP.
São duas dezenas de empresários do setor da saúde do concelho de Penafiel que vão estar disponíveis para rastreios gratuitos e com informação sobre os seus serviços.

















