equipa fc vila boa de quires 2
Publicidade

Presidente, Treinador e Capitão apontam “a manutenção” como o objetivo da temporada da equipa sénior, atualmente a disputar a Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto (AF Porto).

Na temporada anterior, a formação do concelho do Marco de Canaveses falhou o acesso direto ao terceiro escalão do futebol distrital portuense, ao classificar-se no 7.º lugar da Série 3 da Fase de Manutenção da 1.ª Divisão, mas, já no final de julho, acabou por ser chamada a ocupar a vaga do AC Alfenense, que por sua vez ascendeu à Divisão de Elite, em virtude da desistência do Gondomar B.

Uma repescagem que encheu de orgulho a estrutura do FC Vila Boa de Quires, mas que obrigou a reformular objetivos e o plantel orientado por Manuel Leitão. “A equipa estava a ser preparada para competir na 1.ª Divisão da AF Porto e, quando tínhamos o plantel quase fechado, fomos repescados para a Divisão de Honra. Tivemos de ir buscar mais alguns jogadores para esta divisão, que é muito mais competitiva, mas não foi fácil”, confessa o técnico, de 48 anos.

manuel leitao treinador
Manuel Leitão é o treinador principal do FC Vila Boa de Quires

A participação na Divisão de Honra alterou o objetivo do clube para 2024/25. Se na 1.ª Divisão, o FC Vila Boa de Quires apontava à subida, agora tem como meta a “manutenção”, reconhece Manuel Leitão. “Temos uma equipa que teve a entrada de muitos jogadores novos, que ainda se estão a conhecer, e acho que ainda vamos melhorar e conseguir atingir o nosso objetivo. São jogadores com compromisso, trabalham bem durante a semana, estão a levar isto muito a sério e isso tem-se refletido nos resultados”, acrescentou.

O conjunto vilabonense está a cumprir com a meta delineada para esta época. Com oito jornadas decorridas encontra-se num confortável 8.º lugar, com 11 pontos, sete de vantagem para a zona de descida. Por isso, Manuel Leitão assume que “o campeonato está a correr dentro das expectativas”.

rodape restaurante silva

O capitão José Ribeiro que, aos 42 anos, está a cumprir a 15.ª temporada consecutiva ao serviço do FC Vila Boa de Quires, considera que “a equipa está unida e a fazer um bom trabalho. O nosso objetivo é a manutenção. Tendo em conta que fomos repescados para a Divisão de Honra, acho que estamos a fazer um bom campeonato. Temos de continuar a trabalhar da mesma forma, para no final ter o objetivo concretizado”, adianta, agradecendo o apoio que a equipa tem recebido por parte dos adeptos, em todos os jogos. “Os adeptos têm sido incríveis, têm-nos apoiado sempre, tanto fora como em casa, do primeiro ao último minuto”, sublinhou.

presidente jose teixeira
José Teixeira assume a liderança do clube

O presidente do FC Vila Boa de Quires, José Teixeira, também é da opinião de que a equipa sénior “está bem” no campeonato. No entanto, prefere destacar o crescimento do clube nos últimos anos. “Quando assumi a presidência, há cinco anos, o clube tinha apenas uma equipa, a equipa sénior. Esta época, temos cinco. Para além dos sénior, temos equipas nos escalões de sub-19, sub-13, sub-9 e sub-7. Temos cerca de 80 atletas e estamos a progredir bastante. Acho que estamos no bom caminho”, afirmou.

O futebol de formação é uma aposta forte do emblema vilabonense e uma forma de “fixar as crianças na freguesia. Já não precisam de ir para outros clubes, até porque temos boas condições. Dispomos de um relvado sintético e de iluminação LED”, explica José Teixeira, que anuncia o arranque das obras de renovação dos balneários para o início de 2025. “Já temos o assunto mais ou menos encaminhado com a câmara municipal. É a autarquia quem vai fazer as obras. Penso que vão começar no início do próximo ano. É uma obra que terá um investimento bastante elevado, mas estamos necessitados disso. Ter cinco equipas e apenas dois balneários, torna-se difícil trabalhar”, sustenta.

rodape medusa clima

Conheça o Plantel da Época 2024/25