fc
Publicidade

Paula Sousa assumiu a presidência do FC Lixa em fevereiro de 2023, ocupando o cargo que era ocupado por Luciana Monteiro e que se demitiu nessa altura. 

Em junho, foi eleita para um mandato de um ano, já depois de ter conduzido o clube ao título de campeão da Divisão de Honra e no regresso à Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto.

A dirigente, que está ligada ao emblema azul e branco há quase uma década, confessa que “não é fácil” ser líder “num mundo de homens” e tem como principal objetivo apurar a equipa sénior para a Super Elite, prova que será criada pela associação portuense, na próxima época.

Fique a par da entrevista realizada pelo Jornal A VERDADE à presidente do FC Lixa.

paulasousa03 tacacampeao 2024.01.30 1

JORNAL A VERDADE (JV): É presidente do FC Lixa há quase um ano. Como é que surgiu a possibilidade e a vontade de assumir o cargo num clube que é emblemático no concelho de Felgueiras?

PAULA SOUSA (PS): Foi uma decisão natural, dado que já faço parte dos cargos diretivos há nove anos, embora nunca como presidente. Comecei como vogal e também já fui tesoureira. Entretanto, na época 2022/2023, a presidente da altura demitiu-se, eu sendo a presidente adjunta assumi o cargo. Depois decidi candidatar-me, junto com o resto da equipa, para assumir o clube esta temporada.

JV: A sua eleição aconteceu em junho de 2023. O mandato é apenas de um ano?

PS: Sim. Os estatutos do FC Lixa já estão um pouco obsoletos, já tentamos a sua modificação, mas é preciso a aprovação de um determinado número de sócios e nunca houve a possibilidade de isso acontecer. Por isso, o estatuto prevê que cada mandato seja anual.

paulasousa02 2024.01.30 1

JV: Isso significa que daqui a alguns meses vão decorrer novas eleições. Pretende recandidatar-se?

PS: Não está nos nossos horizontes voltar a ficar, pelo menos essa é a ideia da equipa. Mas não temos ainda uma decisão completamente formada sobre o assunto. 

JV: O facto de ser mulher torna mais difícil estar num cargo destes e liderar um clube como o FC Lixa?

PS: Sim. Temos que ter a noção que este é um mundo de homens. No entanto, como tive a experiência de outros cargos, e pelo facto de já estar há nove anos no clube, não me sinto colocada de lado, pelo contrário. Tenho uma equipa fantástica comigo, e se não fosse por isso não teria ficado, e não noto nenhuma diferença. Tenho a perfeita noção de que isto é mais um mundo de homens, mas não sinto diferença nenhuma.

JV: Neste momento, o FC Lixa tem uma equipa sénior e uma equipa B. No que diz respeito à formação, tem quantos escalões?

PS: Temos equipas desde a academia aos sub-19. Ou seja, temos equipas em todos os escalões de formação, que agregam 148 atletas. Em seniores, com as equipas A e B, temos a representar o clube cerca de 48 jogadores. Para além disso, temos ainda uma outra modalidade no clube, que é o bilhar.

paulasousa01 2024.01.30 1

JV: São quase 200 atletas, o que exige, com certeza, um enorme esforço financeiro ao clube…

PS: Bastante. E só é possível fazer face às despesas devido ao nosso principal apoio, que é a Câmara Municipal de Felgueiras, através do contrato-programa de desenvolvimento desportivo. Depois há também os nossos patrocinadores que, mais uma vez, não nos abandonaram. A formação também é financiada através das mensalidades pagas pelos atletas e ainda através dos patrocinadores para cada equipa.

JV: A nível de infraestruturas, o FC Lixa está bem servido? Por exemplo, o Estádio Senhor do Amparo, é evidente, está a necessitar de algumas obras de remodelação.

PS: Precisa e já há muito anos que se pensa nisso. As instalações são municipais e sei que a autarquia já há alguns anos que pensa nisso. Por isso, estamos sujeitos à vontade e à possibilidade que a Câmara terá em avançar para essas obras. Este ano, o campo passou nos critérios de homologação, mas, neste momento, não tem as medidas que a Federação Portuguesa de Futebol irá exigir nos próximo anos. Por isso, penso que, obrigatoriamente, terá de haver uma remodelação.

JV: Relativamente à equipa sénior, está satisfeita com a campanha que tem vindo a realizar na Série 2 da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto? A época não começou nada bem, mas agora a situação é muito melhor.

PS: Completamente. Agora sim, temos o sonho do apuramento para a Super Elite. Não sei se vamos conseguir chegar lá, mas estamos a pensar jogo a jogo. Eu e a minha estrutura diretiva trabalhamos de semana a semana nesse sentido. Não temos essa exigência para o treinador Rúben Moreira, mas nos últimos tempos tem corrido bem, também fruto da entrada de três reforços no final de dezembro. Essas contratações ajudaram a que a equipa tivesse mudado para melhor.

JV: A tarefa de apuramento para a Super Elite não é fácil, mas está confiante de que isso vai acontecer?

PS: É um sonho que temos e que o treinador tem. O Rúben Moreira está a dar os primeiros passos como treinador, mas tem grande mérito nesta recuperação que estamos a fazer na tabela classificativa. Estou confiante que vamos conseguir. 

JV: E o apoio dos adeptos tem correspondido?

PS: Sim, a nossa massa associativa tem sido espetacular connosco.

JV: Não falta muito tempo para finalizar o seu mandato como presidente do FC Lixa. O que é que gostaria de ver concretizado até junho?

PS: Gostaria de conquistar a subida de divisão, colocar a equipa sénior na Super Elite. É o meu grande objetivo.