felgueiras 2024.05.19
Publicidade

O FC Felgueiras carimbou, no domingo, 19 de maio, a promoção à II Liga, ao vencer no reduto do Sporting da Covilhã, por 2-0, no encontro da 14.ª e última jornada da Fase de Apuramento de Campeão da Liga 3.

Mike Moura, aos 45 minutos, e Bruninho, aos 68, assinaram os golos da formação azul grená, que regressa ao segundo escalão do futebol português 19 anos depois da última participação.

O FC Felgueiras beneficiou ainda do empate caseiro (0-0) do Sp. Braga B, diante do Atlético CP, para ascender ao segundo posto da tabela, e assim garantir o acesso direto à II Liga.

“Acima de tudo, foi uma subida merecida. Digo isto com todo o respeito pelo Lourosa e pelo Braga B, que lutaram até à última jornada.. Foi uma vitória merecida de uma equipa que não digo que seja a melhor, mas que fez muito para subir neste ano, no ano passado e no ano anterior. É justo”, disse à Lusa, o técnico Agostinho Bento, na viagem de regresso após o embate disputado na Covilhã.

Na opinião do treinador, a reconfiguração da fase final da Liga 3, de duas séries de quatro equipas, com seis jornadas, para uma série de oito, com 14, tornou a prova “menos injusta” e premiou a regularidade de um grupo que, mesmo quando a eficácia faltava, continuou a “fazer as coisas bem feitas” e a julgar possível ascender à II Liga, diretamente ou via play-off.

“Não vou dizer que esta equipa é melhor do que a do ano passado. Não seria justo da minha parte. Se apenas tivéssemos feito seis jornadas, não tínhamos subido. Continuo a dizer que este não é um campeonato justo, mas foi menos injusto do que o do ano passado. Esta segunda fase teve 14 jogos, e isso fez toda a diferença”, assinalou.

felgueiras2 2024.05.19

O FC Felgueiras vai disputar a II Liga na próxima temporada, algo que já não acontecia há 19 anos. É no entanto a primeira vez que chega aos campeonatos profissionais desde a sua refundação em 2006.