Um golpe de cabeça de Mário Correia, nos descontos, permitiu ao FC Alpendorada empatar (2-2) no reduto do Leça FC, assegurar o segundo lugar na Fase de Apuramento de Campeão da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP Porto) e ainda continuar a sonhar com a subida ao Campeonato de Portugal.
Em Leça da Palmeira, o jogo da 6.ª e última jornada da prova até começou melhor para a formação local, que cedo ficou a ganhar, por 2-0, com golos de Garro Lopez, na transformação de uma grande penalidade, aos 16 minutos, e de Zé Domingos, ao 18.
O conjunto do Marco de Canaveses passou por dificuldades na primeira parte, mas ainda foi capaz de reduzir antes do intervalo (35'), por Fábio Rodrigo, que no coração da área correspondeu de cabeça a um cruzamento milimétrico, do lado de direito, de Pedro Coronas.
Na segunda parte, o FC Alpendorada tomou as rédeas da partida e Mário Correia, em período de compensação (90+4'), apontou o tento que deu o empate e expressão ao domínio dos azuis e brancos nesse período.
"Num momento em que quase ninguém acreditava que fossemos fazer o golo, num lance de insistência, o Dani Pacheco conseguiu meter a bola na área, acreditei que podia chegar lá, saltei, fechei os olhos porque pensei que ia levar um soco do guarda-redes na cabeça, mas consegui desviar a bola, que acabou por entrar. Foi uma alegria enorme", descreveu Mário Correia o golo que levou à loucura os cerca de duas centenas de adeptos do emblema marcoense presentes nas bancadas do Estádio do Leça FC.

No final do encontro, o treinador Calica Moreira considerou que o FC Alpendorada "foi premiado nos descontos" pela exibição rubricada, apesar da "má entrada no jogo".
"Entramos mal no jogo, não entramos como pretendíamos. Permitimos situações de perigo ao adversário, que chegaram à vantagem, com 2-0. A partir daí, assumimos o jogo, tomamos conta do jogo e fomos superiores. Acho que, nos descontos, chegamos ao golo do empate com todo o mérito. Por aquilo que os jogadores fizeram, acho que é um prémio merecido para este grupo de trabalho, que é um grupo fantástico", elogiou.

A igualdade em Leça da Palmeira permitiu ao FC Alpendorada conservar a segunda posição da tabela, que ainda pode valer a subida ao Campeonato de Portugal.
No caso de desistência de algum clube – situação que se tem verificado nos últimos anos – o conjunto azul e branco está na linha da frente para ocupar essa vaga.
Calica Moreira acredita que este cenário é possível: "Vamos ter que aguardar, mas espero que aconteça, porque, pelo que os jogadores fizeram, é merecido o segundo classificado dar acesso ao Campeonato de Portugal (CdP). Mas aconteça o que acontecer, estou super orgulhoso pelo trabalho dos meus atletas", sublinhou.
O presidente do FC Alpendorada, Américo Costa, também está convencido que o emblema azul e branco vai regressar ao CdP na próxima época, lembrando que, pelo menos, está assegurada a presença na Taça de Portugal. "Mas espero, e tenho fé, que este segundo lugar nos vai dar algo mais do que a Taça", afirmou.
Américo Costa só lamenta que a equipa não tenha conseguido, nesta fase, somar mais pontos em casa. Se tal tivesse sucedido, o FC Alpendorada estaria a festejar o título de campeão.
"Fizemos cinco pontos fora e apenas dois em casa. Não fomos campeões hoje porque não tivemos a sorte do nosso lado nos jogos em casa, porque não vi nenhuma equipa superior à nossa", atirou.
O SC Coimbrões foi quem se sagrou campeão da Divisão de Elite AF Porto, ao vencer, por 3-1, na receção ao Aliança de Gandra.
O FC Alpendorada terá de aguardar alguns dias para confirmar ou não a subida ao Campeonato de Portugal. Caso seja promovido, ficará inserido na Série B, a mesma do Marco 09.