O Monumento ao Pedreiro, símbolo da arte de trabalhar a pedra, foi o cenário escolhido, no sábado, 10 de agosto, para a apresentação do plantel do FC Alpendorada, que esta temporada está de regresso ao Campeonato de Portugal (CdP).
Numa cerimónia realizada fora do estádio e diferente de épocas anteriores, várias dezenas de sócios e adeptos azuis e brancos responderam positivamente ao repto do clube, o que deixou o presidente Américo Costa "muito satisfeito".
"Estou muito satisfeito com esta apresentação. Fizemos uma apresentação totalmente diferente do que era hábito aqui em Alpendorada. Arriscámos a trazer os jogadores ao centro da Vila, mas estou muito satisfeito com a adesão dos adeptos, aqui junto ao Monumento ao Pedreiro, num sábado à noite, e com muitas festas nos arredores. Tivemos uma grande moldura humana", regozijou-se.

Também o novo técnico do FC Alpendorada, Nuno Barbosa, admitiu ter ficado agradado com o apoio demonstrado pelos dos adeptos nesta cerimónia de apresentação, confessando que servirá de "tónico" para "a caminhada" que a equipa terá de enfrentar a partir do próximo domingo.
"Sentimos hoje o apoio dos adeptos e isso será um tónico para a nossa caminhada, que vai ser uma caminhada difícil, um campeonato muito difícil, mas estamos a criar algo que nos deixa orgulhosos", referiu, garantindo que, neste momento, está "agradado com a evolução da equipa", apesar reconhecer que ainda há algumas arestas a limar.
"O que é normal, porque é um grande lote de jogadores novos que ainda se estão a conhecer e nós estamos a conhecer melhor os jogadores. Estamos todos a conhecer-nos. A pré-temporada serve para isso mesmo, para conseguirmos consolidar a nossa ideia de jogo e quais são os nossos princípios, mas estamos a crescer de dia para dia", sustentou.

O FC Alpendorada parte para a nova época com um plantel de 21 jogadores, sendo que 11 são reforços: o guarda-redes Titinho (ex-Serpa); os defesas Hugo Meireles (ex-União Paredes), Pepe (ex- Aliança Gandra) e Ricky (ex-Fafe); os médios Rafinha (ex-Aliança Gandra), Tavares (ex-União Paredes) e Pany (ex-Rio Ave B); e os avançados Henrique Fonseca (ex-Nespereira FC), Nani (ex-Racing Santander B), Nilo Souza (ex-Salgueiros) e Ismael Pinto (ex-Vila Meã).
Carlos Postiga, André Moreira, Xandão, Arthur Lima, Alex Silva, João Bernardo, Fábio Rodrigo e João Garcês transitam da época anterior, enquanto os juniores Gonçalo Pinheiro e Nelson Sousa foram promovidos à equipa principal.
Nuno Barbosa considera que o grupo de trabalho que tem à disposição "é bastante uniforme e competitivo".
"Temos 21 jogadores que podem jogar, que podem entrar no 11 e esse era o meu grande objetivo. Ter sempre gente preparada e estarmos capacitados, para quando tivermos que trocar, ficarmos na mesma competitivos. Foi esse o nosso grande foco na formação do plantel e, neste momento, temos um grupo competitivo, que nos vai tornar mais fortes".
Ainda assim, assume que o clube "está atento ao mercado" e, se surgir "uma boa oportunidade", o plantel pode ser reforçado. Mas avisa que se mais alguém for contratado "terá de ser para acrescentar", adiantou o treinador, que é acompanhado na equipa técnica por Daniel Barbosa (adjunto), por João Costa (preparador físico) e por Nélson Pinto (treinador de guarda-redes).

O presidente do FC Alpendorada reconhece que "o plantel é relativamente curto", por isso anuncia que "vai chegar mais um elemento" na próxima semana.
"Mas estou confiante no grupo de jogadores que temos e confiante na equipa técnica. Penso que o Nuno Barbosa é um homem de trabalho, que não vira a cara à luta", sublinhou, Américo Costa.
O FC Alpendorada faz estreia na Série B do Campeonato de Portugal, no próximo domingo, às 11h00, diante do Marítimo B. Nuno Barbosa deseja "entrar bem" na competição, mas adverte que pela frente vai estar "um adversário dificílimo" e que "é uma incógnita".
"Do outro lado vamos ter uma equipa que é dificílima, uma equipa que é sempre uma incógnita, porque é uma equipa B, porque pode variar muito de semana para semana e sobre a qual, neste momento, não existem muitas informações. Mas esse é um fator com o qual teremos de saber lidar. Temos de nos focar naquilo que controlamos, que é o nosso trabalho, o nosso desenvolvimento enquanto equipa e chegarmos ao jogo com muita vontade de querer ser felizes".
Na cerimonia de apresentação do plantel 2024/2025 do FC Alpendorada também marcou presença o Vereador com o Pelouro do Desporto da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Pedro Pinto.
O autarca expressou votos de "uma boa época" e considerou que a subida ao Campeonato de Portugal foi "o retorno do FC Alpendorada ao investimento, quer financeiro, quer nas infraestruturas, feito pelo Município no clube".
"Por isso, muitos parabéns pelo vosso trabalho e pelo vosso desempenho. É extremamente importante para o Marco de Canaveses que o FC Alpendorada esteja a este nível", vincou.

O evento ficou também marcado pela homenagem a Pedro Alex, que terminou carreira no final da temporada passada, após cinco anos consecutivos ao serviço do emblema alpendoradense. O antigo médio exerce agora funções de diretor desportivo.